Passeio de bike por Paris vai marcar o Dia Mundial dos Refugiados

Pedalada no domingo (20) na capital francesa será, além de um evento festivo e cultural, um dia de interação, socialização e acolhimento, contam os organizadores

Notícias
 

Fonte: RFI  |  Autor: RFI  |  Postado em: 17 de junho de 2021

Refugiados terão pedalada festiva por Paris no dom

Refugiados terão pedalada festiva por Paris no domingo (20)

créditos: cycl'Avenir

A associação cycl'Avenir, que promove autonomia e socialização com bicicleta, organiza no domingo (20), Dia Mundial dos Refugiados, um grande passeio pelas ruas da capital francesa. Haverá visitas a grandes monumentos, com guias que abordarão aspectos históricos e culturais da cidade, e até batucada, com o bloco de carnaval de rua Foliões Unidos saudando cada grupo de ciclistas que chegar às margens do rio Sena.

 

Vale dizer que a França é um importante destino para refugiados, pessoas em condição de vulnerabilidade que se esforçam por se adaptar a uma nova cultura e, muitas vezes, não encontram o acolhimento social que necessitam. Pensando nisso, a associação de ciclistas voluntários de Paris decidiu reduzir essa distância... pedalando!

 

Até meados de 2020, o mundo já somava cerca de 26 milhões de refugiados, estimam as Nações Unidas. A data dedicada a essa parcela populacional foi criada no ano 2000 pela ONU, como um modo de conferir mais atenção àqueles que, por diversas razões, são obrigados a deixar suas casas. 

 

Segundo Fernanda Hinke, co-fundadora e presidente de honra da associação que organiza este tour com os refugiados, o passeio "é uma forma de saudar a esperança dessas pessoas de reconstruírem suas vidas em outro lugar com mais segurança". 

 

Fernanda mora em Paris desde 2011 e há oito anos trabalha com passeios turísticos para estrangeiros na capital francesa. Muito mais do que a oportunidade de conhecer melhor a capital francesa, na sua visão esse passeio com refugiados é uma importante oportunidade de interação, socialização e acolhimento, explica. 

 

Aprender a pedalar

Fundada em 202, a cycl'Avenir atua em parceria com outras entidades ligadas ao tema dos refugiados e, entre suas atividades, uma das principais é ensinar as pessoas a andarem de bicicleta. Algo que parece simples, mas pode ser um importante fator de transformação social, explica a voluntária da organização.

 

"A gente acha que todo mundo sabe andar de bicicleta, mas não é verdade. Muita gente não sabe", alerta Fernanda: "Saber andar de bicicleta empodera essas pessoas, cria oportunidades de socialização, de integração na sociedade, além de servir para a locomoção, para o lazer", acrescenta.

 

Mães ganham bicicleta

"Nossos cursos de bicicleta acontecem quase todos os dias da semana, em diferentes centros de acolhimento. E muitas vezes nos ocupamos também de crianças monoparentais, quando atendemos suas mães. Ao final do curso, as mulheres do programa 1, chamado En s'elle(s), ganham uma bicicleta", conta Fernanda.

 

A cycl'Avenir foi contemplada este ano com o Budget Participatif de Paris, tipo de orçamento em que a população escolhe o projeto que receberá recursos financeiros públicos. A associação concorreu com mais de 700 projetos e conquistou o 11° lugar. "Estamos muito felizes com isso, porque a gente sabe que a bicicleta realmente move e une pessoas", vibra a dirigente da associação.

 

Meia-Noite em Paris

A bicicleta como elemento transformador não é algo recente na vida de Fernanda Hinke. Desde 2013, ela leva turistas, principalmente brasileiros, para conhecerem Paris e outras cidades da França sobre duas rodas. Um dos passeios mais procurados, o Meia-Noite em Paris, explora a "cidade luz" a partir das 22h e se estende até 1h da manhã. "É um passeio belíssimo, à noite, quando a cidade está mais vazia", comenta. As viagens para outras cidades acontecem pela parceria Conexão Paris Viagens.

 

O passeio de bicicleta para celebrar o Dia Mundial dos Refugiados acontece em colaboração com a plataforma Benenova e a Paris Bike Tour. Serão organizados grupos de no máximo 12 pessoas cada, respeitando as regras de segurança sanitária. Os Foliões Unidos receberão os refugiados-ciclistas com música ao final da atividade, mas sem a formação de bloco, também em respeito às medidas para evitar aglomerações.

 

Ouça a entrevista com Fernanda Hinke na RFI, para mais detalhes desta atividade.

 

Leia também:
O novo VLT na região de Paris
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres
O projeto para tornar Paris uma 'cidade de 15 minutos'
Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário