Quer começar a pedalar? Então este curso é para você

Em seis aulas, o curso on-line e gratuito "Ciclismo e Lazer", uma parceria do Sesc Digital com o portal Vá de Bike, explica tudo sobre bicicleta. Não perca!

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Sesc SP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de dezembro de 2022

"Pedala Cidadão", organizado pelo Clube do Pedal (Sesc SP)

créditos: Evelson de Freitas/Sesc Pinheiros

"Ciclismo e Lazer" é o novo curso gratuito do Sesc - já disponível na plataforma EAD Sesc Digital -, que traz informações e dicas sobre a bicicleta como possibilidade de lazer, prática esportiva e meio de transporte.  

 

Com conteúdo distribuído em seis videoaulas, o curso foi elaborado pelo cicloativista e idealizador do portal Vá de Bike, Willian Cruz, em parceria com a gerência de desenvolvimento físico e esportivo do Sesc São Paulo. 

 

“Se você tem interesse em utilizar a bicicleta em passeios pela cidade, alinhado a uma prática esportiva, e quer saber mais sobre as possibilidades de viagens, esse curso é um grande aliado”, afirma William Cruz (foto abaixo)


 

Com linguagem acessível, curiosidades, relatos de experiência e dicas, o curso apresenta, em cerca de 20 minutos de duração, a trajetória histórica da bicicleta; aborda ainda os grupos de ciclistas, as modalidades esportivas do pedal, o cicloturismo e estruturas para a circulação segura, e a bicicleta como opção de mobilidade urbana. Para enriquecer a pesquisa sobre o tema, o curso dispõe de vídeos e materiais complementares: artigos, referências de leituras, filmes e outros conteúdos. 

 

A proposta é que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, possa começar nessa prática, com a oferta de muitas opções para isso, explicam os organizadores.

 

Programação

Na primeira videoaula (Breve História da Bicicleta) são abordadas a origem e as transformações que o veículo sofreu ao longo dos séculos. 

 

A segunda aula (Primeiros Passos, Aptidão Física e Segurança Viária) discute, entre outros, os motivos mais comuns envolvidos no medo de pedalar. 

 

Na terceira aula (Grupos de Ciclistas - Uma Realidade Brasileira do Lazer com Bicicleta) é apresentado um panorama de como as pessoas se organizam nas cidades para sair de bike em turma. 

 

A quarta aula (As Modalidades Esportivas do Pedal) discute as diferentes atividades esportivas relacionadas à bicicleta, os equipamentos, o ciclismo de estrada, de pista e as mountain bikes. A intenção é que essas práticas se adaptem à realidade de cada um, sem necessidade de ser um atleta profissional.

 

A quinta aula (Cicloturismo) reúne informações para que se possa realizar viagens de bicicleta - organização, planejamento, estrutura dos locais, revisão da bike. Apresenta ainda roteiros com boa infraestrutura de serviços e sinalizações, entre eles os mais comuns no Brasil como o Vale Europeu (SC); a estrada velha de Santos (Parque Caminhos do Mar); a Estrada Real (entre MG, RJ e SP); e o trajeto Fortaleza-Jericoacoara.  

 

A mobilidade urbana é o tema da sexta e última aula (Estruturas Cicloviárias e a Atuação da Sociedade Civil). Serão apresentadas pesquisas que comprovam que incorporar a bicicleta como uma opção de locomoção nas cidades transforma positivamente a paisagem e também os hábitos das pessoas. Serão revelados também dados sobre políticas públicas, implantação de ciclovias, bicicletários, paraciclos, empréstimo de bicicletas e interligação com outras formas de transporte urbano. 

 

Pedalada noturna, com parada diante do estádio do Pacaembu, em SP. Foto: Ricardo Ferreira/ Sesc

 

Serviço

Curso EAD Ciclismo e Lazer 

Conteúdo: 6 videoaulas de 20 minutos cada 

Disponível a partir de 8/12

Local: Plataforma EAD Sesc Digital  

Teaser aqui

 

Leia também:
Entre tombos e tropeços, a história da invenção da bicicleta
Saiba: Apenas 10 capitais brasileiras têm bicicletas públicas
França caminha para ser uma 'nação de bicicletas'
Se todos pedalassem como os holandeses...
Bogotá quer mais mulheres pedalando


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Antônio Marcos - 14 de Março de 2023 às 12:01 Positivo 0 Negativo 0

Excelente Seria ótimo se este projeto atendess todos os municípios brasileiro.

Antônio Marcos - 14 de Março de 2023 às 11:58 Positivo 0 Negativo 0

Excelente!!! Seria bom que este projeto se estendesse a todos os municípios brasileiro. Parabéns!!!

Clique aqui e deixe seu comentário