Se todos pedalassem como os holandeses...

Novo estudo europeu revela: pedalar como os holandeses pode reduzir drasticamente as emissões de carbono no mundo. Quer melhor motivo?

Notícias
 

Fonte: Aliança Bike/ Euronews  |  Autor: Bicicleta News*  |  Postado em: 01 de setembro de 2022

Ciclista em Amsterdã, no país que ama a bicicleta

Ciclista em Amsterdã, no país que ama a bicicleta

créditos: Copyright Canva

Um novo estudo da Universidade do Sul da Dinamarca, publicado na prestigiada revista Communications Earth & Environment, revelou que os holandeses pedalam em média 2,6 km por dia e que, se esse padrão fosse replicado em todo o mundo, as emissões globais anuais de carbono cairiam - pasmem! - 686 milhões de toneladas por ano.

 

Esse número expressivo de quase 700 milhões de toneladas excede toda a pegada de carbono da maioria dos países, incluindo Reino Unido, Canadá, Arábia Saudita e Austrália.

 

Ainda de acordo com o estudo, a produção de bicicletas aumentou nos últimos 60 anos, mas isso não significou mais pessoas estão pedalando. As viagens de bike representam, atualmente, apenas 5% das viagens diárias em todo o mundo.

 

Para Gang Liu, um dos autores do trabalho, o principal interesse do estudo é mostrar que a bicicleta tem um papel importante a desempenhar na redução das emissões nos transportes – que são responsáveis por um quarto das emissões globais de gases do efeito estufa. Para Liu, é importante fortalecer o papel da bicicleta em um momento em que o debate tende a se concentrar nos carros elétricos.

 

*Este conteúdo foi produzido pelo boletim digital Bicicleta News, da Aliança Bike. Para assinar, acesse: bit.ly/Receba-Bicicleta-News


Leia também:
SP: a única cidade brasileira em lista de melhores do mundo para pedalar
Na cidade, 30 km/h. Amsterdã mostra porque...
Na Holanda, uma "ciclovia arco-íris"
Na Holanda, campanha estimula passageiros a não voarem de avião
Amsterdã proibirá veículos a gasolina e diesel a partir de 2030


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário