"Área Calma" continua um pouco "nervosa" em SP

Apesar da sinalização que regulamenta velocidade máxima de 30 km/h alguns condutores ainda aceleram forte e até "furam" sinais vermelhos

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de julho de 2021

Trecho da Área Calma na rua Voluntários da Pátria,

Trecho da "Área Calma" na rua Voluntários da Pátria, em SP

créditos: Mobilize/Reprodução


Em maio passado publicamos um pequeno texto sobre a criação de uma Área Calma, com velocidade máxima de 30 km/h no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. As medidas de acalmamento do trânsito foram adotadas em uma das regiões da cidade com alto índice de sinistros de trânsito, nas proximidades da estação de metrô e do termnal de ônibus Santana. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apenas na faixa de travessia de pedestres em frente à Estação Santana de Metrô a média é da ordem de 2 mil pessoas em circulação por hora.


Posteriormente retornamos ao local para checar o funcionamento das inovações, em três horários do dia: no período da manhã, à noite, e pela manhã. Nessas visistas observamos que as faixas de travessia elevadas instaladas nas proximidades do terminal Santana funcionam bem e definem claramente o espaço de travessia dos pedestres. Por outro lado, estimulam os pedestres mais ousados a arriscar a travessia da av. Cruzeiro do Sul entre os carros, mesmo com o sinal fechado.

 

Trecho da "Área Calma", no final da av. Cruzeiro do Sul: 30 km/h Foto: Arquivo Mobilize Brasil



Nas ruas do entorno, apesar da sinalização intensiva sobre a "Area Calma", muitos motoristas parecem ignorar a necessidade de reduzir a velocidade e de ter maior atenção para com os pedestres. À noite, entre 18h e 20h, essa aceleração do trânsito se agrava pela presença intensiva de motociclistas que fazem entregas de comida pronta. Pressionados pela necessidade de atender rapidamente aos clientes, as motos passam pela área em velocidades acima de 50 km/h e várias delas também "furam" os sinais fechados, assustando pedestres e condutores de outros veículos.


Fizemos contato com a CET para entender como a companhia está fiscalizando a área e avaliando a experiência nesse ponto de São Paulo. Por meio de nota, recebemos comentários sobre cada um dos aspectos comentados, segundo o Plano de Segurança Viária (Vida Segura), que é contemplado pelo Programa de Metas 2021-2024:


"
A Prefeitura de São Paulo...vem implementando uma série de medidas com o intuito de reduzir o número de vítimas fatais e de lesões no trânsito da cidade, seguindo o Plano Vida Segura. O Plano é baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, segundo o qual nenhuma morte no trânsito é aceitável...O Plano Vida Segura busca atingir os resultados esperados por meio de um conjunto de medidas que incluem mudanças da infraestrutura, com redesenho das vias e melhoria da sinalização; educação, campanhas e fiscalização.


Dentre os projetos previstos, estão as Áreas Calmas, implantadas em regiões onde existe um grande fluxo de pedestres em decorrência de estações e terminais de transporte, pontos comerciais de grande atração, serviços e equipamentos públicos ou em áreas estritamente residenciais e de trânsito local. As primeiras áreas em implantação são as da Lapa de Cima e Lapa de Baixo (zona oeste) e Santana. Por serem processos recentes, ainda é prematuro realizar qualquer avaliação. A CET faz a fiscalização das Áreas Calmas como parte das rondas realizadas rotineiramente pelas equipes operacionais.


Especificamente para o motociclista que trabalha por meio de aplicativos, foi criado um grupo de trabalho intersecretarial que está elaborando proposta de regulamentação das operadoras que oferecem serviços de entregas por aplicativo. O Programa de Metas da Prefeitura também prevê a implementação de um programa de incentivo à regularização do serviço de motofrete, com o objetivo de aumentar a capacidade de direção segura dos condutores desses veículos.


Outra iniciativa, é uma parceria de cooperação técnica com empresas que fazem entregas e transporte por aplicativo. Com o acordo, iFood, Uber Eats, Loggi, Tembici e Americanas se comprometeram a enviar conteúdos sobre segurança viária e respeito às leis de trânsito para todos os que atuam em suas plataformas. O objetivo é conscientizar entregadores, especialmente que usam moto ou bicicleta, para que fiquem atentos à sinalização e nunca excedam os limites de velocidade, reduzindo assim o número de mortes e lesões graves."

Para mais informações, acesse o site do Plano de Segurança Viária


Veja mais fotos:

 

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