Área Calma chega a bairro central da Zona Norte de São Paulo

Desde 6ª feira (7), quadrilátero de Santana está sinalizado com placas de velocidade a 30 km/h, faixas elevadas e outras ações do plano de segurança viária da Prefeitura

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize  |  Postado em: 10 de maio de 2021

Área Calma em Santana: sinalização no solo e placa

Área Calma em Santana: sinalização no solo e placa de 30km/h

créditos: Mobilize Brasil

A Prefeitura de São Paulo implantou na última sexta-feira (7) a sinalização que define a nova Área Calma da cidade, no bairro de Santana, zona norte da cidade.

 

A medida mais aparente é a regulamentação da velocidade em 30 km/h, mas o projeto envolve uma série de outras ações, como a implantação de faixas elevadas, reprogramação de semáforos, melhoramento em calçadas e outros itens que contribuem para a segurança viária.

 

A Área Calma Santana foi projetada em uma das regiões da cidade com maior número de mortes e acidentes de trânsito, e cuja oferta de transporte coletivo de alta e média capacidade (estação do metrô e terminal de ônibus) exercem papel importante na mobilidade da região, gerando grande circulação de pedestres. Apenas na faixa de travessia de pedestres em frente à Estação Santana de Metrô a média é da ordem de 2.000 pessoas em circulação por hora, segundo dados da CET/SP.

 

Entre 2015 e 2017, a área teve sete atropelamentos fatais, 39 atropelamentos não fatais e 53 acidentes veiculares não fatais.


Os projetos da Área Calma envolvem principalmente:

- Implantação de travessias elevadas;

- Avanços de calçadas em cruzamentos;

- Readequações de cruzamentos com foco na redução da velocidade praticada pelos veículos, e melhoria da segurança voltada aos pedestres.

 

A proposta - que foi discutida em audiência pública em maio de 2020 - atende às obrigações previstas no Decreto 58.717/2019 (Plano de Segurança Viária do Município de São Paulo). Para tanto, foi elaborado um conjunto de propostas de segurança viária e de moderação de tráfego para o Programa Áreas Calmas, também presente no Programa de Metas 2019-2020 da Prefeitura.

 

Áreas Calma

O objetivo das Áreas Calmas é melhorar a segurança de todos os usuários, reduzindo em especial o número e a gravidade dos atropelamentos. Os projetos focam a melhoria da caminhabilidade dos pedestres, priorizando o deslocamento a pé sobre os demais modos, estimulando os modos ativos (pedestres e ciclistas) e melhorando a qualidade ambiental e de convívio social.

 

O programa é composto por uma série de ações, tais como: aplicação de elementos de moderação de tráfego (travessias elevadas, avanços de calçada, lombadas físicas e rotatórias); tratamento das travessias dos pedestres (avaliação semafórica, reposicionamento das faixas, melhoria de sinalização, iluminação e atendimento às linhas de desejo de travessias); readequação das calçadas junto às travessias; padronização da sinalização de pedestres visando melhorar o entendimento do uso e redução da velocidade regulamentada para 30km/h.

 

A Área Calma de Santana (veja mapa da Prefeitura, abaixo) conta com 18 projetos, englobando o entorno do Terminal de Ônibus e Estação de Metrô Santana, assim como as seguintes vias: Rua Voluntários da Pátria; Rua Darzan; R. Conselheiro Saraiva; R. Dr Cesar; R. Leite de Moraes; R. Ezequiel Freire; Av. Cruzeiro do Sul; R. Gabriel Pizza; R. Olavo Egídio.

 

 

Veja mais fotos:

 

Leia também:
Vias perigosas de SP ganham faixa de alerta; em outras, limite de 40 km/h
Prefeitura de SP participa do Maio Amarelo com série de debates virtuais
Mapa digital revela a condição das calçadas em São Paulo
Vereadores de SP são chamados a atuar em prol do caminhar na cidade
Boletim Mobilize #150: Urbanismo Tático, uma forma de reinventar as cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário