Prefeitura lança "novo" mapa de calçadas em SP

Plataforma permite identificar os trechos de calçadas que receberam readequações para melhorar a acessibilidade

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de setembro de 2021

Trecho do mapa digital com destaque para as calçad

Trecho do mapa digital com destaque para as calçadas

créditos: Reprodução Geosampa


A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quinta-feira (16) um "novo mapa sobre as calçadas da cidade". O conteúdo mostra a localização dos 1,6 milhão de metros quadrados de passeios que foram requalificados em todo o município, atendendo a cerca de 826 km lineares.


Segundo a nota divulgada hoje pela gestão municipal, o Plano Emergencial de Calçadas incluiu, ainda, a construção de quatro mil rampas de acesso, com o objetivo de melhorar a caminhabilidade, sobretudo, em locais de grande circulação. Conforme as informação da Prefeitura, as readequações do Plano "garantem passeios com faixa livre exclusiva à circulação de pedestres sem desnível, vegetação ou obstáculos. Além disso, a padronização estabeleceu piso adequado para a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, entre outros, além de sinalização visual e tátil".  O projeto também priorizou a reforma de locais com grande fluxo de pedestres e perto de terminais de ônibus, ruas de comércio, escolas e hospitais.


Conforme os dados da Prefeitura, a  região que mais recebeu os serviços de restauração de calçadas foi a Zona Leste, com 790.913,12 m². Na sequência, aparecem as regiões Sul (372.893,87 m²), Norte (260.785,90 m²), Oeste (173.821,16 m²) e o Centro (53.398,47 m²), totalizando os 1.651.813 metros quadrados realizados entre 2019 e 2021.


 O número impressiona, mas em um cálculo rápido, considerando a largura média de 2 metros, essas obras correspondem a 826 km lineares dos 40 mil km de calçadas que existem, ou deveriam existir, na cidade. São Paulo, segundo as últimas medições da própria Prefeitura, conta com 20 mil km de vias. E na verdade, o mapa  já estava publicado em março de 2021 e apenas recebeu as atualizações correspondentes às obras realizadas durante o ano.


Para consultar
O mapa está disponível no portal GeoSampa e oferece várias informações sobre as calçadas, como a área, largura e declividade de cada passeio público de São Paulo. O mapa digital também apresenta as calçadas que compõem o Plano Emergencial. A novidade é a possibilidade de consultar as vias que tiveram o passeio requalificado e a data das obras realizadas.

O processo de consulta é simples. Basta acessar o GeoSampa, clicar em “Sistema Viário”, dar um zoom no mapa e ativar a camada “Calçadas”. As vias requalificadas estão sinalizadas com a cor verde. Para obter informações sobre os passeios públicos é necessário apertar o botão “i” e clicar na calçada de interesse.

Todos os dados também estão disponíveis para download. Para baixá-los, clique no ícone “Download de Arquivos”, escolha o tema “Sistema Viário” e selecione a camada “Calçadas”. Daí, basta definir o formato e apontar o distrito que deseja ter mais informações.

 

Leia também:
Mapa digital revela a condição das calçadas em São Paulo
Árvores na calçada: aliadas que podem virar inimigas da mobilidade
Guia prático para a construção de calçadas
Redesenhar as cidades, a partir das calçadas
Pedestres e ciclistas nas calçadas. E o asfalto segue intocável...


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário