No Reino Unido, lazer já é responsável pelo maior uso da bicicleta

Enquanto isso, a bike como transporte caiu 20% em 2020 entre os britânicos. Sem incentivos, ciclovias e ações de segurança, essa também deve ser a tendência no Brasil

Notícias
 

Fonte: Aliança Bike  |  Autor: Bicicleta News/Aliança Bike*  |  Postado em: 24 de setembro de 2021

Bicicletas no lazer dos britânicos: aumento de 75%

Bicicletas no lazer dos britânicos: aumento de 75%

créditos: Reprodução/CyclingIndustry

Dados fresquinhos do governo do Reino Unido ajudam a mapear quem são os novos ciclistas pós-pandemia. Enquanto o uso da bicicleta para transporte caiu 20% ao longo do último ano de pandemia, o uso da bicicleta para o lazer aumentou em mais de 75%.

 

Os dados britânicos espelham os números da empresa de bicicletas compartilhadas Tembici. Em seminário, o CEO da empresa, Tomás Martins, apontou a mudança de perfil dos usuários do sistema. O lazer ganhou importância nas cidades brasileiras em que a Tembici mantém operações.

 

Mais carros, menos vendas de bikes

Com ruas mais congestionadas diante da diminuição das restrições de circulação, o receio do mercado é que o boom no aumento no uso da bicicleta pode chegar ao fim. No Reino Unido, as ciclofaixas emergenciais, implementadas em diversas cidades, ajudaram a reverter uma lenta queda no uso das bicicletas pelos ciclistas britânicos.

 

Além disso, o levantamento do departamento nacional de trânsito britânico trouxe a percepção dos lojistas de que as vendas de bicicleta dependem da segurança dos novos ciclistas nas ruas. Na prática, mais carros nas ruas, sem aumento no número de ciclovias, pode significar menos vendas de bicicletas.

 

No Brasil, sem uma política nacional consistente de incentivo ao uso da bicicleta, o governo federal aproveitou o Dia Mundial sem Carro (22) para o lançamento do Selo Bicicleta Brasil

 

A iniciativa, de reconhecimento de estabelecimentos públicos e privados que promovem o uso da bicicleta, é um prolongamento da política nacional de mobilidade urbana. E deve estar aberta à participação de interessados já a partir de outubro de 2021. 


Leia mais aqui sobre o uso da bicicleta no Reino Unido após um ano de pandemia.

 

*Para receber o boletim Bicicleta News, da Aliança Bike, clique aqui.  

 

Leia também:
"No lugar do ciclista", propõe ação com motoristas de ônibus no Recife
Redução de impostos para bicicletas vira projeto de lei
Projeto incentiva a bicicleta como meio de transporte em Contagem MG
Maringá (PR) tem o dobro da média nacional em deslocamentos de bike
Tembici anuncia chegada a Brasília
Londres inova com cargobikes compartilhadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário