Seis cidades europeias concorrem a prêmio de acessibilidade da UE

Das 40 cidades concorrentes, as selecionadas ao Access City Award 2022 foram: Barcelona, Helsinque, Leuven, Luxemburgo, Palma e Porto. Final será anunciada dia 3/12

Notícias
 

Fonte: Europorter  |  Autor: Europorter  |  Postado em: 26 de outubro de 2021

Metrô do Porto, cidade que concorre ao Access City

Metrô do Porto, cidade que concorre ao Access City Award

créditos: Divulgação

Barcelona (Espanha), Helsinque (Finlândia), Louvain (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo), Palma (Espanha) e Porto (Portugal) foram as cidades pré-selecionadas para o Access City Award 2022, promovido pela Comissão Europeia. 

 

As vencedoras serão anunciadas no dia 3 de dezembro, durante a conferência do Dia Europeu da Deficiência, organizada pela CE e o Fórum Europeu da Deficiência.

 

O prêmio, voltado a cidades com mais de 50 mil habitantes, é um reconhecimento àquelas municipalidades que mais se comprometeram na promoção de esforços para tornar livres de barreiras e acessíveis seus espaços  para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

 

As cidades vencedoras são ainda aquelas que tenham planos para facilitar ainda mais o acesso das pessoas com deficiência aos espaços públicos e privados, nomeadamente habitação, locais de trabalho, transportes públicos, parques infantis, e dispondo de tecnologias de informação e comunicação. 

 

Candidataram-se ao prêmio 40 cidades da União Europeia, e a seleção das seis finalistas foi realizada em duas etapas, por um júri nacional e por um grupo de especialistas da UE. 

 

Ano Europeu do Trem

Além do prêmio em si, a edição de 2022 do Access City concederá menção especial à cidade que mais recursos mobilizou para tornar acessíveis suas estações de transporte ferroviário, já que este é também o Ano Europeu do Trem.

 

A Comissária para a Igualdade, Helena Dalli, afirmou: “A acessibilidade é um pré-requisito para a participação plena e igualitária das pessoas com deficiência em todas as áreas da vida. Queremos premiar as cidades que dão o exemplo para tornar a acessibilidade uma realidade. Nessas cidades, qualquer pessoa pode chegar ao escritório, ao teatro ou ao parque sem encontrar obstáculos." 

 

 

Leia também:
Em 2022, Barcelona vai ampliar restrição a carros poluidores
Na Europa, em 2022, todos os carros terão limitadores de velocidade
Acessibilidade nas cidades brasileiras é atropelada pelo Congresso
Países da Europa rompem com o "tradicional transporte masculino"
Cidade de Luxemburgo abre mais espaço para pedestres e ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário