Neste sábado (6), bicicletada lembra Marina Harkot

Ciclista e pesquisadora foi atropelada há um ano, quando retornava, pedalando, para sua casa, em São Paulo. Homenagem será realizada à noite, a partir das 20 horas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de novembro de 2021

Marina Harkot: em defesa da bicicleta nas cidades

Marina Harkot: em defesa da bicicleta nas cidades

créditos: Arquivo da família


Amigos, familiares e companheiros da pesquisadora Marina Kohler Harkot, estão organizando uma série de atividades para marcar a data e promover debate sobre uma cidade mais gentil e menos centrada no carro. A principal hoomenagem acontece no próximo sábado (6), às 20 horas, com uma pedalada noturna na área onde a ativista morreu.


Marina foi atropelada no dia 7 de novembro de 2020, enquanto pedalava de volta para casa. Fazia o caminho que percorreu incontáveis vezes em tantos anos com a bicicleta como sua parceira e ferramenta no desfrutar da cidade. "Sua volta para casa foi interrompida por um motorista bêbado em alta velocidade, mas também pelo descaso e omissão do poder público e por interesses que tornam a cidade um lugar hostil para pessoas e confortável apenas para os carros", diz a nota divulgada para a convocação do protesto-homenagem.


A pedalada noturna partirá do local de seu atropelamento em direção ao que seria seu destino final naquela noite. "Vamos repetir e completar o caminho que ela não pôde terminar. Quem foi mais próximo sabe que Marina conhecia como ninguém os melhores caminhos da cidade, da Zona Oeste a Leste, literalmente. E vamos à noite, porque ela sempre achou pedalar à noite uma delícia", explica Felipe Burato Romero, marido da pesquisadora.


Como participar
A pedalada noturna acontece no próximo sábado, 6/11, com concentração às 20h na Av. Paulo VI, altura da rua Lisboa, em Pinheiros. Familiares e pessoas próximas a Marina estão organizando a distribuição de adesivos e lambe-lambes com frases que remetem às ideias, trajetórias e produções acadêmicas de Marina Harkot durante sua passagem pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. A ação também marca o início do movimento Pedale como Marina, que pretende "manter e difundir o legado, pensamento e ações de Marina Harkot e dar visibilidade para a magnitude da violência do trânsito de São Paulo".


Leia também:
Marina, a cicloativista, morreu pedalando em SP
Pesquisadores da USP lembram Marina Harkot em evento
COP26: Coligação mundial pede maior uso de bikes
Manifestação em defesa de ciclovia reúne mil pessoas em Lisboa



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário