Porto Alegre começa a tirar cobradores de ônibus

Operação começa na próxima semana em 21 linhas de baixa demanda. Meta é chegar a 25% das 271 linhas de ônibus da capital gaúcha

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2022

Ônibus em Porto Alegre: sem cobradores a partir da

Ônibus em Porto Alegre: agora sem cobradores

créditos: EPTC/PMPA


A Prefeitura de Porto Alegre anunciou ontem (10) que a partir da próxima semana iniciará a operação de 21 linhas de ônibus sem o tradicional cobrador. Ao todo, a capital gaúcha conta com 271 linhas de ônibus e há planos para estender a cobrança pelo motorista a mais linhas, chegando a 25% do sistema nesse modelo de atendimento até o fim do ano, segundo informou a gestão municipal.


Em 2023, com a redução gradual dos cobradores, o número de linhas sem a presença desses profissionais deverá ser aumentado. A prefeitura avalia que a extinção da função deverá ocorrer até 2025, com a aposentadoria da maioria dos profissionais, recolocação em outras funções, assim como a reinserção em outras atividades, com o oferecimento de cursos profissionalizantes por parte das empresas de ônibus.


No início da operação, os veículos serão identificados para que os usuários saibam, antes de embarcar, que devem fazer o pagamento na entrada, diretamente ao motorista. Os passageiros que utilizam o "Cartão TRI" não terão mudanças. Para esse perfil de usuário, bastará colocar o cartão no validador e passar pela roleta, como é feito hoje.


Segundo a prefeitura, as 21 linhas escolhidas para circular sem cobrador têm número reduzido de passageiros transportados e baixo número de pagantes em dinheiro. Outro ponto levado em conta é que os motoristas desses itinerários, em sua maioria, já haviam sido cobradores. A fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai acompanhar o início da operação das linhas sem cobradores.


Leia também:
Porto Alegre poderá usar até R$ 9,4 milhões para a mobilidade
Porto Alegre reduz gratuidade de estudantes nos ônibus
Florianópolis: ônibus 1 real mais barato fora do horário de pico
Ranking revela valores das tarifas de ônibus em todas as capitais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário