Paris amanhece nesta sexta (18) com greve no transporte público

Paralisação de trabalhadores por aumento salarial afeta metrô, ônibus, bondes e trens regionais da capital francesa. Onde houve serviço, as plataformas ficaram lotadas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ RFI  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de fevereiro de 2022

Greve em Paris: poucas linhas no metrô ficaram abe

Greve em Paris: poucas linhas no metrô ficaram abertas

créditos: BFM Paris

Os trabalhadores dos transportes públicos de Paris estão em greve nesta sexta-feira (18), atendendo à convocação dos funcionários da Autoridade de Transportes de Paris (RATP). Não há informação dos sindicatos sobre se esta paralisação deve ou não continuar nos próximos dias.

 

Várias linhas de metrô, ônibus, bondes e trens da RER (Rede Expressa Regional) estão paradas ou parcialmente interrompidas, o que prejudica o deslocamento de milhões de parisienses. Os sindicatos estão fazendo apelos para que a parte da população que tenha condições, que faça home office no dia de hoje. A última grande greve sindical do setor foi em dezembro de 2019, motivada por perdas na aposentadoria. 

 

Com esta paralisação, a RATP responde ao apelo lançado no início de fevereiro por vários sindicatos do setor de transporte público, no momento em que falharam as tentativas de negociar suas demandas salariais.

 

No metrô, apenas as linhas 1 e 14 estão operando normalmente, o que tem gerado grandes aglomerações nas plataformas. Imagem: Reprodução

 

A convocação de greve foi lançada no dia 8 de fevereiro pelos sindicatos (CGT, FO, Unsa, Solidaires e La Base), em um contexto de reivindicações por aumentos salariais sem respostas conclusivas. Os trabalhadores exigem pelo menos 3% de reajuste, e recusam os 2,7% oferecidos pela administração.

 

Leia também:
Paris limita carros, amplia ciclovias e abre ruas para pedestres
Manifesto setorial defende PL que pode salvar o transporte público
Portugal libera 30 milhões de euros como reforço ao transporte público
Estudo indica "baixo risco" de Covid no metrô de Londres
Metrô de Lisboa teve prejuízos triplicados em 2020


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário