Câmeras melhoram segurança em carros de aplicativo

Levantamento do app 99 mostra que 20 milhões de corridas realizadas em 2021 foram monitoradas por câmeras internas

Notícias
 

Fonte: Imprensa app 99  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de fevereiro de 2022

Veículo equipado com câmera de segurança

Veículo equipado com câmera: aposta em segurança

créditos: Imagem de divulgação


Relatório divulgado nesta semana pelo aplicativo 99 revela um aumento no uso de câmeras de monitoramento nas corridas realizadas no ano passado. Segundo a nota, foram mais de 20 milhões de corridas realizadas com câmeras de segurança instaladas nos veículos em 2021. As câmeras, conforme a empresa, estão sendo instaladas desde 2018, a pedido dos motoristas, e buscam melhorar a segurança desses operadores e também dos passageiros. 

 

Em 2021, o ranking das viagens com câmeras foi liderado por São Paulo com mais de 7 milhões de viagens monitoradas, seguido pelo Rio de Janeiro com 1,5 milhão de monitoramentos. Manaus veio em seguida, com 1,4 milhão, seguida por Porto Alegre, onde foram realizadas 1,1 milhão de corridas com câmeras instaladas no interior dos carros.

 

As câmeras de segurança são instaladas próximas ao retrovisor central do veículo. O dispositivo possui lentes “olho de peixe”, que proporciona uma visão panorâmica do interior do veículo, além captar imagens no modo noturno e gravar som. Todas as corridas do app podem ser registradas do início ao fim da viagem. Além das câmeras, o sistema de segurança dispõe de um botão físico, em posição sigilosa, que pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista, e conectado à Central de Segurança da empresa. Quando o motorista ativa o botão de segurança, a Central pode acionar a polícia ou o serviço de segurança próprio, a "Patrulha 99".

 

Privacidade
A assessoria de comunicação da 99 informou que todas as imagens coletadas pelas câmeras de segurança são armazenadas pelo sistema, "conforme as políticas de privacidade da empresa e em acordo com as políticas de reconhecimento facial, em conformidade com a legislação vigente." Ainda segundo a assessoria, no momento em que confirmam a demanda pelo carro, os passageiros são avisados por mensagem que o veículo está equipado com a câmera. E conforme a nota divulgada, apenas a equipe de segurança tem acesso às gravações. Em caso de necessidade, a empresa pode compartilhá-las com as autoridades após o envio de pedido oficial. Para passageiros e motoristas parceiros, as imagens são fornecidas somente mediante ordem judicial.

 

Leia também:
Bibi Mob, o "Uber público" de Araraquara (SP)
Londres adquire novos ônibus 100% elétricos de dois andares
Expresso #71: Parem de matar ciclistas!


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário