Mobilize checa a mobilidade em programas de 5 capitais. E vem mais...

Até agora, avaliamos as propostas de candidatos a prefeito em Fortaleza, Rio, Porto Alegre, SP e Cuiabá. Em breve, teremos BH, Recife, Natal, Manaus e Belém. Confiram!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de novembro de 2020

Há duas semanas o Mobilize está lendo e analisando os programas dos candidatos a prefeito que lideram as pesquisas eleitorais nas capitais do Brasil.  Nesta análise, priorizamos as candidaturas que ocupam as cinco primeiras colocações nas pesquisas e consideramos somente os programas registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes do primeiro turno das eleições, em 15 de novembro, pretendemos avaliar dez ou mais cidades em diferentes regiões do país.

 

Até aqui, já passamos por Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Cuiabá, e agora estamos avaliando a situação em Belo Horizonte, Recife, Natal, Belém e Manaus. Nestas duas últimas cidades, contamos com o apoio dos coletivos ParáCiclo e PedalaManaus. A ação é um apoio à campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições.

 

Mobilidade em pauta
A boa notícia é que quase todos os candidatos, de todas as matizes políticas, passam de alguma forma pelo tema. Alguns avançam em detalhes, propostas efetivas de melhoria do transporte público, ampliação de redes cicloviárias, sistemas de bicicletas públicas, calçadas e outras ações para humanizar a vida nas cidades. 

 

Apesar desse avanço, a maioria ainda cita o assunto apenas de maneira superficial. E alguns (raros) ainda mantêm a velha cantinela de renovar o asfalto, construir viadutos, abrir e alargar avenidas. Há até candidato que defenda o pagamento das multas de trânsito em 24 prestações. Um aspecto triste é a quase ausência de propostas para reduzir os acidentes e as mortes no trânsito, que chegam a quase 40 mil por ano no Brasil.

 

Compromisso
Cabe lembrar que programas podem ser "esquecidos" tão logo os eleitos assumam seus cargos nas prefeituras. Afinal, a Lei 9.504/97 , que regula as eleições, obriga os candidatos a apresentarem programas à Justiça Eleitoral, mas não estabelece nenhuma penalidade, caso o eleito não seja fiel ao que prometeu ao eleitorado. Daí para a frente o jeito é fiscalizar e pressionar o novo prefeito.


Em breve teremos as avaliações de BH, Recife, Natal, Manaus e Belém.

 

Clique abaixo na cidade e confira as matérias e infográficos sobre a mobilidade urbana nos programas dos candidatos: 

 

Fortaleza   Rio de Janeiro   Porto Alegre   São Paulo  

Cuiabá 

       

 

Leia também:

Em Cuiabá, somente duas candidaturas apoiam a mobilidade ativa
Em Fortaleza, programas citam, mas não avançam na mobilidade
Vote pela mobilidade urbana sustentável - Ouça o Expresso #23
Candidatos no Rio de Janeiro priorizam ônibus e BRTs
USP publica guia para orientar sobre Eleições 2020
Ciclistas lançam Carta de Mobilidade Sustentável para eleições no Recife
Em SP, todas as candidaturas que lideram pesquisas citam mobilidade sustentável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário