Dar segunda vida às baterias de lítio: o desafio da micromobilidade

Empresa europeia reaproveitará as baterias de veículos elétricos hoje descartadas após seu primeiro uso, mesmo com 80% das células de sua carga original em bom estado

Notícias
 

Fonte: SmartCitiesWorld  |  Autor: Regina rocha/ Mobilize Brasil (tradução)  |  Postado em: 04 de março de 2022

Patinete elétrico da Tier: como reaproveitar a bat

Patinete elétrico da Tier: como reaproveitar a bateria?

créditos: Divulgação

A empresa europeia de micromobilidade Tier Mobility, em parceria com a startup alemã Vertical Values, se empenha em dar uma "segunda vida" às baterias de lítio, fazendo sua reparação e daí voltando a utilizá-las. A intenção é reduzir emissões.

 

A Tier, que opera em 180 cidades da Europa com sistemas de veículos elétricos leves compartilhados - patinetes e bicicletas, e ciclomotores - agora se lança no desafio de tentar reduzir o impacto ambiental gerado na mineração de matérias-primas para a produção de íons de lítio das baterias atualmente em uso.

 

Reaproveitar 

A solução passa pelo reaproveitar (upcycling) das baterias que geralmente são descartadas ao final de sua "primeira vida", quando o veículo elétrico dá mostras de estar aquém da autonomia prometida. Ocorre que, nesta etapa, as baterias ainda mantêm de 70 a 80% de sua carga original, segundo avaliou a empresa.

 

O desafio então é como fazer isso. Essas baterias são compostas por centenas de células de íons de lítio que, após servirem, envelhecem de maneira diferente; nesse caso, o elemento mais fraco normalmente é o que define a capacidade de todo o sistema. Tal como acontece com as pilhas comuns.

 

Mas o que se viu, por exemplo nos patinetes elétricos, é que essas baterias ainda preservam "mais de 80% de sua capacidade, mesmo após centenas de ciclos de carregamento”. O que oferece uma grande oportunidade de reutilização, aposta a Tier. 

 

Nesta etapa, entra em ação o trabalho da Vertical Values, que repara as baterias defeituosas do patinete, retira as células das baterias quebradas e avalia cada uma dessas células individualmente para determinar seu "estado de saúde".

 

Uma vez que as células são devidamente testadas, elas serão classificadas, e só então reaproveitadas e transformadas em novos produtos, processo que permite prolongar sua vida útil.

 

“Sempre priorizamos a reutilização em vez da reciclagem, de acordo com os princípios da economia circular”, afirmou Ailin Huang, chefe de sustentabilidade da Tier. Em 2021, a empresa anunciou sua parceria com a Northvolt, fornecedora de células e sistemas de bateria sustentáveis e de alta qualidade para melhorar o impacto ambiental das baterias usadas em veículos elétricos.

 

Resíduos gerados por baterias de carros/ Reprodução DW

 

Leia também:
A mulher que está salvando 1.600 bikes deixadas pela Uber no México
Argentina e Bolívia discutem a industrialização do lítio na região
A luta para reciclar baterias, antes que seja tarde
Bicicleta elétrica com recarga sem fio já existe
O desafio de produzir e reciclar baterias de veículos elétricos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário