Argentina e Bolívia discutem a industrialização do lítio na região

Minério é a matéria-prima básica para a produção de baterias para veículos elétricos, celulares e computadores. América do Sul tem 70% das reservas mundiais desse metal

Notícias
 

Fonte: InfoBae  |  Autor: Martín Dinatale/ Mobilize (tradução)  |  Postado em: 30 de outubro de 2020

Extração de litio na região de Jujuy, norte da Arg

Extração de litio na região de Jujuy, norte da Argentina

créditos: Sales de Jujuy

Reunidos em Buenos Aires, o chanceler argentino Felipe Solá e o ex-vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, avaliaram a ideia de retomar de imediato acordos comuns de infraestrutura, como a industrialização do lítio, levando em conta que o norte da Argentina e da Bolívia, junto com o Chile, passam a ser uma potência mundial na produção desse mineral. A América do Sul tem cerca de 70% das reservas mundiais de lítio, o metal usado em baterias recarregáveis de celulares e veículos elétricos, mas não dispõe da infraestrutura necessária para que o setor se desenvolva.


No encontro - segundo o jornalista Martín Dinatale, do periódico Infobae - discutiu-se a necessidade de que os dois países exijam que as empresas de mineração realizem o processo de industrialização do litio, de forma a gerar empregos localmente e também oferecer um produto final de maior valor agregado. 


A Argentina tem a experiência de uma empresa italiana, que extrai o minério na região de Jujuy (norte da Argentina). Em 2018, a Seri Industrial formou uma joint venture com a estatal Jemse para construir uma fábrica e produzir células e cátodos de lítio, além de montar peças de bateria, mas o processo foi retardado após a eleição do presidente Alberto Fernández. Além disso, o projeto encontra a resistência dos agricultores da região, porque a mineração altera o ciclo natural das águas e prejudica os cultivos tradicionais.


A maioria das empresas da China, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Austrália e Estados Unidos extrai o litio na região, mas transporta o material bruto para industrialização em seus países. O novo governo boliviano do presidente eleito Luis Arce pretende imprimir uma política protecionista à mineração do litio, com produção local e geração de empregos. Na reunião, Felipe Solá apontou a necessidade de reforço das relações Argentina-Bolívia, além da incorporação do país andino ao Mercosul como parceiro pleno.


Leia também:
O desafio de produzir e reciclar baterias de veículos elétricos
Baterias ou células de combustível para mover veículos?
Israel testa carga rápida para baterias de ônibus elétricos
Dinamarca desenvolve bateria ilimitada para carros elétricos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário