Inaugurado no final de 2012, o VLT de Mendoza (Metrotranvia Mendoza), na Argentina, prepara-se para ganhar uma ampliação de cerca de 21 km de trilhos nos próximos dois anos, anunciou recentemente o governo local.
Hoje com 17,6 km, o sistema atende áreas importantes da cidade, contemplando os departamentos de Las Heras, distrito Central, Godoy Cruz, Maipú e Luján de Cuyo. Ao norte, a linha se estenderá por quase 5 km, chegando ao Aeroporto Internacional El Plumerillo, enquanto ao sul serão adicionados mais 16 km.
Para tirar do papel a ampliação do sistema de transporte urbano sobre trilhos, o governo provincial de Mendoza obteve um empréstimo de 23 bilhões de pesos (quase 90 milhões de reais). Segundo o governo da província de Mendoza, apesar dos aportes milionários, 50% das obras já estão prontas. A cidade produtora de vinhos, situada a oeste do país - aos pés da Cordilheira dos Andes - é hoje a única além da capital Buenos Aires a contar com um sistema urbano elétrico de transporte sobre trilhos.
Ainda segundo as autoridades argentinas, o projeto não só melhorará a mobilidade urbana, como também o fará de forma sustentável e ecologicamente correta. O objetivo geral é fornecer um sistema de transporte público seguro e eficiente, que reduza a dependência de veículos individuais motorizados (carros e motos), melhorando assim a qualidade do ar e aprimorando a mobilidade geral na região.
A previsão é que a extensão ao norte, até o aeroporto, entre em operação ainda este ano, oferecendo melhor conectividade para os passageiros. Já a extensão ao sul, em direção a Luján e Cuyo, está prevista para ser concluída em 2027. O foco num modelo de transporte público de média capacidade, não poluente, posiciona Mendoza na liderança do desenvolvimento urbano no país vizinho.
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