Prefeito do Rio reafirma seu projeto de trocar BRTs por VLTs

Se passar na Câmara, projeto de Paes que substitui ônibus por trilhos em corredores das zonas oeste e norte da cidade poderá ser licitado ainda este ano, prevê a gestão

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de agosto de 2025

VLT Carioca: linhas do centro à área portuária e a

VLT Carioca: linhas do centro à área portuária e aeroporto

créditos: Prefeitura do Rio/ Divulgação

A prefeitura do Rio planeja lançar ainda em 2025 a licitação para substituir os ônibus do sistema BRT por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). A informação veio nesta segunda-feira (4), em evento no qual o prefeito Eduardo Paes (PSD) apresentou aos vereadores aliados, no Palácio da Cidade, um pacote de projetos de lei para melhorar a infraestrutura da cidade.

 

Essa é a principal proposta na área da mobilidade, e pretende transformar os corredores BRT Transoeste (Jardim Oceânico-Campo Grande/Santa Cruz) e Transcarioca (Alvorada-Galeão) em linhas de VLT. A expectativa é a instalação de trilhos nos corredores de ônibus para permitir a circulação de 160 composições do sistema de bonde, sendo 85 veículos para atender a Zona Oeste e 75 a Zona Norte. 

 

Detalhes técnicos e financeiros não foram divulgados pela prefeitura, mas estudos recentes do BNDES  apontam que a troca dos sistemas de ônibus articulados pelo novo sistema sobre trilhos terá custo avaliado de R$ 12 bilhões.

 

A proposta já está em preparação para envio à Câmara Municipal, e já nas próximas semanas deverá suscitar debates entre os vereadores nas comissões da Casa.

 

Acalentado pela equipe de Paes desde 2022, o projeto conhecido como “VLTzação”, se emplacar, deixará a cidade do Rio com uma malha de 251 km de VLT, a maior nesse tipo de transporte nas Américas. 

 

Justificativas

A prefeitura do Rio não entrou em detalhes, mas, segundo apurou a reportagem da CBN, já dispõe de uma análise aprofundada dos benefícios que a troca dos sistemas poderá trazer. A viabilidade do projeto considera, por exemplo, que é possível instalar trilhos sobre a pista onde circulam os BRTs e lista as estações que precisarão ser adaptadas para os bondes.

 

Há também a expectativa da gestão de, com a chegada do VLT, ampliar a demanda de usuários atuais dos sistemas de ônibus. Atualmente, os corredores Transoeste e Transcarioca transportam cerca de 420 mil passageiros por dia, e a expectativa é que esse número aumente para 500 mil com a implementação do VLT, tornando os eixos de transporte mais atrativos e eficazes para a população carioca.

 

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