A prefeitura do Rio planeja lançar ainda em 2025 a licitação para substituir os ônibus do sistema BRT por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). A informação veio nesta segunda-feira (4), em evento no qual o prefeito Eduardo Paes (PSD) apresentou aos vereadores aliados, no Palácio da Cidade, um pacote de projetos de lei para melhorar a infraestrutura da cidade.
Essa é a principal proposta na área da mobilidade, e pretende transformar os corredores BRT Transoeste (Jardim Oceânico-Campo Grande/Santa Cruz) e Transcarioca (Alvorada-Galeão) em linhas de VLT. A expectativa é a instalação de trilhos nos corredores de ônibus para permitir a circulação de 160 composições do sistema de bonde, sendo 85 veículos para atender a Zona Oeste e 75 a Zona Norte.
Detalhes técnicos e financeiros não foram divulgados pela prefeitura, mas estudos recentes do BNDES apontam que a troca dos sistemas de ônibus articulados pelo novo sistema sobre trilhos terá custo avaliado de R$ 12 bilhões.
A proposta já está em preparação para envio à Câmara Municipal, e já nas próximas semanas deverá suscitar debates entre os vereadores nas comissões da Casa.
Acalentado pela equipe de Paes desde 2022, o projeto conhecido como “VLTzação”, se emplacar, deixará a cidade do Rio com uma malha de 251 km de VLT, a maior nesse tipo de transporte nas Américas.
Justificativas
A prefeitura do Rio não entrou em detalhes, mas, segundo apurou a reportagem da CBN, já dispõe de uma análise aprofundada dos benefícios que a troca dos sistemas poderá trazer. A viabilidade do projeto considera, por exemplo, que é possível instalar trilhos sobre a pista onde circulam os BRTs e lista as estações que precisarão ser adaptadas para os bondes.
Há também a expectativa da gestão de, com a chegada do VLT, ampliar a demanda de usuários atuais dos sistemas de ônibus. Atualmente, os corredores Transoeste e Transcarioca transportam cerca de 420 mil passageiros por dia, e a expectativa é que esse número aumente para 500 mil com a implementação do VLT, tornando os eixos de transporte mais atrativos e eficazes para a população carioca.
Leia também:
Tarifaço nos transportes do Rio é um projeto de exclusão
Estudo de demanda do VLT do Rio de Janeiro
Projetos para metrô no Rio e São Paulo: passo atrás...
No Rio, a volta do Teleférico da Providência
Linha 3 do VLT já está em operação no Rio de Janeiro
Que tal apoiar o Mobilize Brasil?
