No Rio, a volta do Teleférico da Providência

Após quase oito anos sem operar, equipamento voltou a servir moradores do Morro da Providência no domingo (7). Com três estações e 16 gôndolas, o transporte será gratuito

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura do Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de abril de 2024

Fim do sobe e desce ladeiras: teleférico volta a o

Fim do sobe e desce ladeiras: teleférico volta a operar

créditos: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro reinaugurou neste domingo (7) o teleférico do Morro da Providência, na região central da capital fluminense, após uma interrupção de mais de sete anos do serviço. 

 

De acordo com o poder municipal, o equipamento volta a operar de maneira gradual - de terça a sábado - e as passagens serão gratuitas, com a manutenção e funcionamento subsidiados pela Prefeitura. São três estações e 16 gôndolas, e a expectativa é de atender mil pessoas por dia. O investimento do poder público na recuperação do modal foi de R$ 42 milhões. 

 

A previsão é que as viagens levem cerca de três minutos para fazer a subida das estações Gamboa ou Central até o topo do morro, na estação Américo Brum.

 

O anúncio do retorno das operações do teleférico aconteceu em julho de 2022, quando começaram as obras de recuperação. Ontem, durante a reinauguração, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lembrou: "Há sete anos que os moradores da Providência, para subir e descer, tinham de subir a ladeira, fazer de outro jeito, porque o transporte que a população pagou não estava funcionando."

 

Retorno gradual

No mês de abril, o equipamento funcionará de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados, das 8h às 11h. Às segundas-feiras, o teleférico ficará fechado para manutenção. 

 

Originalmente inaugurado em julho de 2014, o Teleférico da Providência foi construído com recursos federais, um investimento de R$ 75 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O contrato de operação do equipamento, contudo, acabou não sendo renovado e, a partir de janeiro de 2017, seu funcionamento foi interrompido.

 

Em 2021, a nova gestão da Prefeitura decidiu retomar a operação e contratou estudos de engenharia para avaliação da situação do sistema. Após a fase de diagnóstico, a obra foi dividida em duas partes: a recuperação das três estações e torres metálicas e a renovação do sistema operacional eletromecânico com a empresa austríaca Doppelmayr, fabricante do equipamento.

 

Leia também:
Prefeitura do Rio pretende reativar Teleférico da Providência
Teleférico do Morro da Providência tem funcionamento interrompido
MPF pede demolição da ciclovia Tim Maia
Como recuperar uma rua: o desafio em S.Paulo e Porto Alegre


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?  
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário