Como recuperar uma rua: o desafio em S.Paulo e Porto Alegre

Duas ruas Sete de Abril enfrentam o drama de recuperar a qualidade urbana perdida. Uma fica no centro da capital paulista. Outra situa-se em antiga área industrial

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de abril de 2024

Rua 7 de Abril, em São Paulo

Rua 7 de Abril, em São Paulo: busca de uma nova urbanidade

créditos: Mobilize Brasil

Como você já sabe, o Mobilize Brasil está publicando a seção #UmaRuaCadaDia, com imagens de ruas que levam nomes de datas, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Hoje, 7 de Abril,  dia da Saúde e dia da Imprensa e dos jornalistas, vamos abordar duas ruas, em São Paulo e em Porto Alegre.


A rua Sete de Abril paulistana abrigava, até os anos 1970, a sede dos Diários e Emissoras Associados, do empresário Assis Chateaubriand, na época um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Ali, no mesmo prédio, entre 1947 e 1968,  também funcionou a primeira sede do Masp, outra criação de Chateaubriand. 

Hoje, parcialmente convertida em via exclusiva de pedestres, a rua continua viva, com muitos escritórios e estabelecimentos comerciais, embora um pouco suja e decadente, aliás como todo o Centro da capital paulista. 

 

Por volta de 2016, esse trecho recebeu um novo tipo de pavimento, com blocos maciços de concreto,  além de uma série de galerias que abrigam instalações elétricas, de gás, dados, água, esgotos e drenagem pluvial. Infelizmente, apesar de todo o apuro no projeto e na escolha dos materiais, a intervenção não teve sucesso.


Veja mais fotos: 


Em visita ao local, a equipe do Mobilize notou vários trechos destruídos, com poças d'água, remendos e desnivelamentos. Consultada sobre os problemas, a Prefeitura de São Paulo informou, por meio de nota, que "a implementação da reforma do calçadão da Sete de Abril foi um projeto que contribuiu para a requalificação do espaço público...". No texto, a gestão municipal insiste que a obra "atendeu à demanda e ao interesse da população em ter uma via exclusiva para pedestres e serviu como piloto para a criação do programa de Requalificação dos Calçadões do centro em curso."


Ainda conforme a nota, a SPObras está elaborando o edital de licitação para a contratação das obras de requalificação dos calçadões do quadrilátero histórico, que incluem a Rua Sete de Abril e várias outras vias do Centro. O empreendimento, acrescentou a Prefeitura "envolve implantação de nova pavimentação; acessibilidade universal; instalação de mobiliário urbano; paisagismo; sinalização viária; melhorias na drenagem; ordenamento subterrâneo das redes de telecomunicações, sinalização turística; e nova iluminação funcional e cênica dos edifícios e monumentos históricos".


Por outro lado, uma parte da Sete de Abril foi reaberta ao tráfego de carros  e ganhou uma ciclofaixa, muito utilizada, especialmente nos horários de pico. Esperamos que permaneça intocada :-)


A outra extremidade da Sete de Abril de São Paulo Foto: Mobilize Brasil

 

Em Porto Alegre
A rua Sete de Abril da capital gaúcha está localizada no bairro Floresta, região que já foi ocupada por galpões industriais ativos, grandes depósitos e casas operárias. É uma rua com boas calçadas, arborização densa e pavimentação com paralelepídeos.

Rua 7 de Abril, no bairro Floresta, em Porto Alegre Foto: Google Street View


Atualmente a rua e sua região passam por um processo de transformação, que de um lado converteu uma antiga residência operária, a Vila Flores, em um espaço cultural. E de outro, coloca em risco edifícios, como o do Moinho Germani, que aparece à esquerda na foto e que poderá ser derrubado para a construção do prédio que pretende ser o mais alto de Porto Alegre. Seria este o melhor caminho?


Para acompanhar as publicações
da seção #UmaRuaCadaDia, acesse o Instagram do Mobilize Brasil 


Leia também:
Calçadões: novo piso promete acessibilidade
Porto Alegre recebe mais 650 patinetes elétricos compartilhados
São Paulo inicia retirada das pedras portuguesas
En defesa dos "bairros verdes" de São Paulo


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?   

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário