Mendoza (ARG) amplia VLT e se destaca na mobilidade sustentável

Foco no modelo de transporte público sobre trilhos de média capacidade posiciona Mendoza na liderança da mobilidade eficiente e não poluente na Argentina

Notícias
 

Fonte: Diario Mendoza  |  Autor: Du Dias/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de setembro de 2025

Ampliação do VLT de Mendoza

Sistema eficiente e ecologicamente correto será ampliado

créditos: Metrotranvia

Inaugurado no final de 2012, o VLT de Mendoza (Metrotranvia Mendoza), na Argentina, prepara-se para ganhar uma ampliação de cerca de 21 km de trilhos nos próximos dois anos, anunciou recentemente o governo local.


Hoje com 17,6 km, o sistema atende áreas importantes da cidade, contemplando os departamentos de Las Heras, distrito Central, Godoy Cruz, Maipú e Luján de Cuyo. Ao norte, a linha se estenderá por quase 5 km, chegando ao Aeroporto Internacional El Plumerillo, enquanto ao sul serão adicionados mais 16 km.

 

Para tirar do papel a ampliação do sistema de transporte urbano sobre trilhos, o governo provincial de Mendoza obteve um empréstimo de 23 bilhões de pesos (quase 90 milhões de reais). Segundo o governo da província de Mendoza, apesar dos aportes milionários, 50% das obras já estão prontas. A cidade produtora de vinhos, situada a oeste do país - aos pés da Cordilheira dos Andes - é hoje a única além da capital Buenos Aires a contar com um sistema urbano elétrico de transporte sobre trilhos.

 

Ainda segundo as autoridades argentinas, o projeto não só melhorará a mobilidade urbana, como também o fará de forma sustentável e ecologicamente correta. O objetivo geral é fornecer um sistema de transporte público seguro e eficiente, que reduza a dependência de veículos individuais motorizados (carros e motos), melhorando assim a qualidade do ar e aprimorando a mobilidade geral na região.

 

A previsão é que a extensão ao norte, até o aeroporto, entre em operação ainda este ano, oferecendo melhor conectividade para os passageiros. Já a extensão ao sul, em direção a Luján e Cuyo, está prevista para ser concluída em 2027. O foco num modelo de transporte público de média capacidade, não poluente, posiciona Mendoza na liderança do desenvolvimento urbano no país vizinho.

 

Leia também: 
Financiamento para o VLT de Niterói (RJ) é aprovado
Prefeito do Rio reafirma seu projeto de trocar BRT por VLT
Curitiba vai testar bonde sem trilhos
Obras de trilhos urbanos e o vaivém da política no Brasil

Apoie o Mobilize Brasil 



 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário