Jovens escoceses criam transporte sustentável que mescla trem e avião

Chamado "Horizon System", a inovação totalmente elétrica é capaz de acolher no "avião" os passageiros que estavam no trem

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 02 de julho de 2013

A mescla entre aeronave e trem foi chamada de

Horizon System: mescla entre aeronave e trem

créditos: Divulgação

 

Estudantes escoceses desenvolveram uma aeronave elétrica híbrida com trem. O objetivo da inovação é reduzir os impactos ambientais de um novo modo de transporte, e ao mesmo tempo conseguir aumentar sua eficiência e capacidade.

 

Apesar de parecer estranho, este não é o primeiro meio de transporte criado com este perfil. Um modelo parecido foi criado na Universidade de Lausanne, na Suíça, apelidado de Clip-Air. No entanto, a criação dos jovens escoceses é ainda mais desafiadora.

 

A mescla entre aeronave e trem foi chamada de “Horizon System” e é capaz de acolher no “avião” os passageiros que estavam no trem. Apesar de um pouco confuso, o sistema oferece várias soluções para facilitar o transporte. Com a proposta de reduzir o impacto ambiental, a estrutura será totalmente elétrica.

 

Os trens são inicialmente acoplados à aeronave. Essa opção descarta a necessidade de haver o contato do avião com o solo. Quando os trens começam a se locomover pelos trilhos, a aeronave ganha força e o impulso necessário para levantar voo. O mesmo é feito na hora do pouso, com os trens acompanhando a velocidade do avião.

 

 

É a partir deste contato com os trens que a aeronave tem suas baterias recarregadas. A transferência de energia permite que o sistema seja recarregado sem que os meios de transporte sejam estacionados e percam tempo útil para viagens.

 

O conceito prevê uma operação remota para a aeronave, tornado-a um grande robô. Além de toda a tecnologia aplicada à ideia, os estudantes também pensaram no conforto dos passageiros. Por isso, o avião é equipado com um salão para uso comum e uma grande janela por onde é possível apreciar a paisagem.

 

Veja abaixo o vídeo de apresentação do conceito:


 

Com informações do Inhabitat.




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário