Google vai mostrar rotas menos poluídas e rotas leves para ciclistas

Novas funcionalidades do Google Maps, anunciadas ontem (5) pela empresa, ainda não tem data definida para o Brasil, mas começam a chegar aos EUA este ano e Europa em 2022

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Google  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de outubro de 2021

Rotas leves para ciclistas, entre as novidades do

Rotas leves para ciclistas, entre as novidades do Google

créditos: Reprodução

A Google anunciou nesta terça-feira (5) novas funcionalidades em seus mecanismos de busca, todas elas voltadas ao uso sustentável dos recursos da empresa. Não há data definida ainda para estarem ativas no Brasil, mas as novidades chegam em breve aos Estados Unidos e depois Europa.

 

As novas tecnologias incluem, por exemplo, ferramentas para escolher voos com emissões de carbono mais baixas, um programa para uso de energia limpa dentro de casa e a indicação de rotas mais ecológicas para os usuários do Google Maps.

 

Para quem usa bicicleta, o Google Maps vai introduzir um recurso chamado de "rota leve", que dará aos ciclistas mais informações sobre os caminhos escolhidos. A nova navegação "lite” permitirá aos usuários ver instruções e detalhes sobre sua rota sem ter que deixar a tela ligada.

 

Também haverá indicação de locais onde é possível encontrar bicicletas e patinetes compartilhados. A empresa informa que esse recurso estará disponível em mais de 300 cidades ao redor do mundo, entre elas Berlim, Nova York, São Paulo e Taipei.

 

Rotas ecológicas 

Para os motoristas, o Google Maps permitirá a escolha de rotas com as menores emissões de carbono. A ideia é mostrar ao usuário uma rota similarmente parecida em termos de tempo de percurso, só que menos poluída. Desse modo, o usuário poderá comparar o impacto de CO2 entre as diferentes rotas.

 

Em nota, a Google justificou a funcionalidade: "Nós estimamos que isso poderia economizar mais de 1 milhão de toneladas de emissões de carbono por ano, o equivalente a remover mais de 200 mil carros das estradas".

 

As opções de rotas sugeridas levarão em conta não só o tempo de viagem, mas também o consumo de combustível. 

 

Na aba de pesquisas, a empresa também vai tornar mais fácil ver as opções de veículos híbridos e elétricos, para que os compradores possam compará-los com modelos movidos a gás e encontrar descontos. Esses recursos começarão a ser lançados nos Estados Unidos ainda neste ano, e na Europa em 2022.

 

Leia também:
Entrevista: Pedro Somma fala sobre o app Quicko
Motoristas criam apps para definir suas próprias taxas
Aplicativo Moovit – Acessibilidade Sobre Rodas
Que tal percorrer Roma em um tour de patinete ou bike elétrica?
Google Maps irá avisar quando o ônibus estiver lotado


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário