Cão-guia impede que passageira cega caia em fosso de elevador do metrô

Porta estava destravada, mas o equipamento ainda não havia chegado ao saguão na estação Saúde, da linha 1-Azul do metrô de SP. Companhia diz que vai apurar a falha

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: William Cardoso  |  Postado em: 17 de março de 2022

Mellina e a cão-guia que impediu queda em elevador

Mellina e a cão-guia que impediu queda em elevador do metrô

créditos: 4pataspelomundooficial no Instag

A cão-guia Hilary salvou a turismóloga Mellina Reis, de 38 anos, de cair no fosso de um elevador na estação Saúde, da linha 1-azul do metrô, na última terça-feira (15). Com a porta destravada, o equipamento que a levaria até a plataforma não estava no local. A labrador impediu a queda de cerca de três metros de altura ao indicar que havia algo errado.

 

"Nunca imaginei que o elevador não estaria ali, com a porta destravada. Se estivesse de bengala, eu seguraria a porta, entraria normalmente e cairia", afirma a turismóloga.

 

Mellina publicou um vídeo no Instagram, no perfil 4pataspelomundooficial, com mais de 16 mil seguidores, relatando o que aconteceu.

 

Ela diz que acionou uma funcionária da estação imediatamente depois do ocorrido. "Ela ficou assustada e disse que pediria para arrumarem", conta. "Primeiro, deveria ter uma manutenção constante. Diversas estações têm elevadores quebrados. É frequente. Vou pegar e não está funcionando", explica.

 

A turismóloga diz que esse mesmo elevador da estação Saúde apresentou problemas há poucos dias, antes do incidente desta terça. "Estava com a porta travada. Ele chegava, mas a porta não abria", diz.

 

Mellina alerta que problemas com elevadores podem causar acidentes graves não apenas com deficientes visuais, mas também com idosos, cadeirantes e gestantes. "Hoje em dia, a pessoa anda mais olhando para o celular do que para o caminho e pode acontecer de se machucar", diz.

 

A sorte dela é contar com a parceria da Hilary, que já dura oito anos. Segundo Mellina, a labrador tem 10 anos e meio, está em seus últimos meses de serviço como cão-guia e é considerada uma cachorrinha idosa, por isso evita escadas fixas.

 

Questionado, o Metrô disse que lamenta o ocorrido e pede desculpas à passageira. Segundo a companhia, sob a gestão do governo João Doria (PSDB), o elevador já voltou a operar com a troca de uma peça danificada que impediu seu correto funcionamento. "A companhia também determinou apuração imediata da causa da falha, além de revisão do protocolo de inspeção e manutenção", afirmou, em nota.

 

Leia também:
Metrô de SP: ação pede o fim do reconhecimento facial no transporte
Consórcio assume linhas de trens urbanos em SP
Após concessão em SP, linhas de trens urbanos têm falhas e morte
Bilheterias fechadas: solução para os usuários de metrô/trens em SP?
Metrô de SP derruba 145 árvores de parque para obras na zona leste



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário