Belo Horizonte lança serviço tira-dúvidas sobre calçadas. Via internet

Para manter os passeios em ordem (e evitar multas) os moradores da capital mineira podem pedir orientações diretamente aos técnicos da prefeitura. Tudo on-line

Notícias
 

Fonte: Hoje em Dia  |  Autor: Hoje em Dia  |  Postado em: 01 de abril de 2022

Buracos e imperfeições em calçadas de BH: sujeito

Buracos e imperfeições em calçadas de BH: sujeito a multa

créditos: Valéria Marques/Hoje em Dia


Buracos nos passeios, degraus, obstáculos, desníveis e falta de acessibilidade. As calçadas de Belo Horizonte, que deveriam seguir um padrão estabelecido pela prefeitura, estão frequentemente fora das regras. A multa pela irregularidade pode custar ao menos 600 reais.


Para orientar moradores e proprietários de imóveis, a partir deste mês de abril, a prefeitura da capital mineira abriu um canal de comunicação on-line que receberá dúvidas sobre a construção ou reformas das calçadas. O atendimento será feito diretamente pela Secretaria Municipal de Política Urbana, por meio do BH Digital, uma plataforma agregada ao Portal de Serviços da PBH. Antes, o interessado precisava agendar o serviço previamente na Central de Relacionamento Presencial BH Resolve.


Segundo a Prefeitura, na plataforma podem ser obtidas informações sobre a legislação vigente, padrões e materiais a serem aplicados nas calçadas, e também esclarecimentos caso o morador receba uma notificação por irregularidade em sua calçada. Essas orientações podem ser realizadas a partir de vistoria no local ou por meio de um croqui, com descrições da situação e localização dos pontos a serem corrigidos. 


 

Para acessar esse "balcão de dúvidas sobre calçadas" a pessoa interessada em regularizar seus passeio deve acessar o link servicos.pbh.gov.br, clicar na aba "solicitar" e fazer a autenticação no gov.br. Para finalizar, é só inserir as informações e enviar a documentação necessária. Na sequência, é disponibilizado o número de protocolo via e-mail para o solicitante, que pode ser acompanhado na mesma página do Portal de Serviços.


Além desse serviço, os moradores de Belo Horizonte também podem denunciar problemas com calçadas pelo telefone 156.

 

Leia também:
Quanto custa um buraco na calçada? Ouça o Expresso #65
O triste significado de "queda na calçada"
Prefeitura de São Luís (MA) faz blitz em calçadas de bairro periférico
Mobilidade urbana começa na sua calçada



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário