Mumbai, na Índia, avança a construção de seu metrô

Trechos elevados somam quase 20 km dos 357 km planejados para serem entregues até 2026. Primeira linha foi inaugurada em 2014

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Fonte: Railway Gazette/MMRC  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de abril de 2022

Inauguração das linhas, no dia do Ano Novo Marathi

Inauguração das linhas, no dia do Ano Novo Marathi

créditos: MMRC/ANI


A cidade de Mumbai (antiga Bombaim), na Índia, inaugurou neste sábado (2) os primeiros trechos das linhas 2A Amarela e 7 Vermelha) do sistema de metrô que atende à região metropolitana da cidade e seus 20 milhões de habitantes. A solenidade coincidiu com as comemorações do Ano Novo da etnia Marathi,


O metrô de Mumbai está sendo construído em três fases - em um prazo previsto de 15 anos - e tem sua conclusão geral prevista para outubro de 2026. Hoje a cidade conta com seis linhas em operação, das 14 previstas, além de uma linha de monotrilho. Quando pronto, o sistema de transporte tera um total de 357 km e 286 estações. A primeira linha (Azul) entrou em operação em 8 de junho de 2014. E embora os primeiros estudos do metrô de Mumbai datem de 1969, o plano diretor do sistema ganhou concretude apenas em 2003, quando foi criada a empresa estatal Mumbai Metro Rail Corporation Limited (MMRC).


As seções agora inauguradas são elevadas e somam 19,3 km, com 18 estações. As demais fases das duas linhas devem ser inauguradas ainda neste ano. A Linha 2A terá 18,5 km e 16 estações, enquanto a Linha 7 de 16,5 km, contará com 13 estações. A construção das duas linhas foi lançada pelo primeiro-ministro Narendra Modi em outubro de 2015. Os contratos foram concedidos em 2016 e as obras começaram em novembro daquele ano, com conclusão prevista para 2019. A pandemia de Covid 19 atrasou o cronograma, e somente agora em 2022 está sendo possível inaugurar os dois trechos.


Mapa do metrô de Mumbai  Imagem: MMRC



Os trechos serão atendidos inicialmente por 11 trens com seis carros e capacidade de 1.800 passageiros. Foram projetados e fabricados pela BEML Limited's Rail Coach Factory, empresa estatal indiana com sede em Bangalore. No total serão 96 trens com carroceria em aço inoxidável, equipados com ar condicionado, frenagem regenerativa e equipamentos de monitoramento de via em tempo real. O controle dos trens está sendo implantado pela francesa Alstom, com o sistema Urbalis 400 CBTC, que no futuro permitirá a operação sem a presença dos atuais condutores.


Além do metrô em construção, a região de Mumbai conta com um sistema de 390 km de trens urbanos que transporta 7,5 milhões de passageirtos por dia em composições sempre superlotadas. Espera-se que o metrô desafogue esse sistema de trilhos, que é considerado um dos piores do mundo.


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