BYD vai lançar no Brasil carro elétrico para motoristas de aplicativo

Modelo D1, feito em parceria com a dona da 99, vem com soluções como porta corrediça que serve para facilitar o acesso dos passageiros

Notícias
 

Fonte: Autoesporte  |  Autor: André Paixão  |  Postado em: 02 de maio de 2022

Modelo deve ser lançado no país no segundo semestr

Modelo deve ser lançado no país no segundo semestre de 2022

créditos: Raphael Panaro/ Autoesporte

De um lado, duas portas convencionais. Do outro, uma comum e uma corrediça. O arranjo incomum ajuda a entregar a vocação para o transporte de pessoas do BYD D1. O formato da carroceria, uma mistura de Volkswagen ID.3 com Chevrolet Spin e Honda Fit também denuncia que a cabine tem espaço de sobra para os passageiros.

 

A carroceria pouco convencional e a chamativa cor verde não passaram desapercebidas pela equipe de reportagem da revista Autoesporte, que flagrou uma unidade do D1 em um estacionamento no Rio de Janeiro sem qualquer camuflagem e já emplacada.

 

Segundo apurou a reportagem, a BYD vai lançar o monovolume no Brasil no segundo semestre deste ano. Em fevereiro, o diretor comercial da empresa, Henrique Antunes, havia dito que a marca teria um modelo do tipo ainda em 2022.

 

Outras informações, como estimativa de preço, conjunto mecânico ou se o modelo será vendido apenas para empresas não foram reveladas.

 

Carro de aplicativo

Desde o início do desenvolvimento, a proposta do D1 era ser um carro usado em aplicativos de transporte. Tanto que a parceira da BYD no projeto foi a Didi Chuxing, gigante chinesa da mobilidade e dona da brasileira 99.

 

Como referência, o D1 tem 4,39 m de comprimento – 5 cm mais comprido que um Honda City hatch. Só que o entre-eixos é de SUV grande. São 2,80 m, o mesmo que um Jeep Commander. Isso garante que não falte espaço para as pernas.

 

A cabine ainda traz soluções interessantes, como central multimídia de 10,1 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, console central vazado e auxílios à condução como alerta de saída de faixa e frenagem automática de emergência. Para facilitar a vida dos passageiros, a porta corrediça tem abertura e fechamento elétricos e o assoalho é plano.

 

Porta corrediça em uma das laterais do carro, para facilitar o acesso dos passageiros. Foto: Raphael Panaro/Autoesporte

 

Na China, o D1 tem motor elétrico de 136 cv e 18,3 kgfm. As baterias de 53 kWh garantem autonomia superior a 350 km, mais do que suficientes para um dia de operações de carros de transporte por aplicativo.

 

Leia também:
Ação entre empresas quer criar 10 mil pontos de recarga para elétricos
Preço do níquel pode impactar os custos de baterias e veículos elétricos
Volvo vai produzir caminhões e ônibus elétricos no Brasil
"Não há vida urbana saudável sob o transporte individual"
Chineses instalam mais uma fábrica de carros elétricos no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário