Enfim, a ciclovia na praça Campo de Bagatelle, em SP

Obras já revelam o traçado da nova infraestrutura para bicicletas que começa a surgir em trecho perigoso do Corredor Norte-Sul da capital paulista

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de julho de 2022

Faixa de asfalto fresado: em breve uma ciclovia

Faixa de asfalto fresado: em breve uma ciclovia

créditos: Mobilize Brasil


Uma faixa de asfalto fresado na avenida Santos Dumont, já na entrada de Santana, zona norte de São Paulo, revela o início da implantação de uma ciclovia naquela via, que faz parte do Corredor Norte-Sul da capital paulista. As obras contornam a praça Campo de Bagatelle e entram na praça Heróis da FEB, completando a conexão do centro da cidade com os bairros da região.


A inserção desse trecho cicloviário promete resolver o dilema das pessoas que cruzavam o rio Tietê sobre uma ciclovia instalada ainda em 2016, mas que não tinha continuidade no lado norte, obrigando os ciclistas a optarem entre enfrentar o trânsito pesado e intenso ou circular sobre a calçada, compartilhando espaço com os pedestres.


A informação sobre a construção foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP). Segundo nota enviada pela gestão municipal, a CET/SP "está implantando o trecho de ciclovia  na Santos Dumont entre a Ponte das Bandeiras e a rua Paineiras do Campo, conforme previsto no Manual de Sinalização Urbana volume 13 – Espaço Cicloviário."



Entrada da avenida na praça: carros chegam em velocidades bem altas. Foto: Mobilize Brasil


De acordo com o texto da CET/SP, "o projeto atende a todas as normas previstas, com a implantação de sinalização horizontal que, além da pintura de solo, inclui segregadores do tipo tachões e tachas refletivas e sinalização vertical de regulamentação. Está prevista ainda a construção de duas lombofaixas, uma no cruzamento com a rua Paineiras do Campo e outra no cruzamento da rua Santa Eulália, que devem contribuir para reduzir a velocidade dos veículos".


Uma praça inacessível
A praça Campo de Bagatelle  lembra o local onde Alberto Santos Dumont realizou os testes públicos com o famoso avião 14 Bis. E abriga em seu centro uma réplica da aeronave. A praça está localizada próxima ao Campo de Marte, primeiro aeroporto de São Paulo, e também nas proximidades do Terminal Rodoviário Tietê e de vários centros de eventos,como o Parque Anhembi, Sambódromo e Expo Center Norte. Mas, curiosamente, é uma praça inacessível em razão do tráfego intenso e ininterrupto que passa pela rotatória.

 


Mapa da região da nova ciclovia. Imagem Reprodução Google



Segundo a Companhia, a av. Santos Dumont é uma via arterial com velocidade regulamentada de 50 km/h, mas a sensação de quem pedala ou caminha por ali é de que os veículos chegam à praça com velocidades bem superiores à indicada. A fresagem no asfalto indica que a nova ciclofaixa será colocada no lado direito da pista, bem próxima à faixa de ônibus, com interrupções nos pontos de parada dos coletivos.


Entre 2018 e o início de 2022, esse trecho da avenida Santos Dumont foi parcialmente interrompido por uma grande obra de saneamento, o que gerou um certo "acalmamento do trânsito" antes da entrada na Campo de Bagatelle. 


Leia também:
O efeito inesperado de uma obra: tráfego mais calmo
Prefeitura de SP confirma: cidade terá 1.000 km de ciclovias em 2024
S.Paulo vai construir 1.000 km de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário