Metrô de SP lança sistema que antecipa falhas operacionais

Engenheiros do Metrô de São Paulo desenvolveram um sistema capaz de monitorar a operação nas estações e detectar problemas antes que impactem na circulação dos trens

Notícias
 

Fonte: Band/ Mobilidade Sampa  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de agosto de 2022

O novo Centro de Controle de Manutenção do Metrô

O novo Centro de Controle de Manutenção do Metrô

créditos: Jean Carlos/MetrôCPTM

O Metrô de São Paulo desenvolveu um sistema de inteligência artificial capaz de prever e, deste modo, permitir antecipar soluções para problemas que surjam, ainda em estágio inicial e antes que impactem o serviço aos passageiros. Essa manutenção antecipada já está operando nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô.

 

Desenvolvido por técnicos e engenheiros da Companhia do Metropolitano, o novo sistema monitora a distância escadas rolantes, elevadores, trens, ventilação de túneis, alimentação elétrica, entre outros. Além de gerar alarmes ao detectar tendências de falha, o sistema fornece informações estratégicas para tomadas de decisão, baseada em dados, de forma mais rápida do que era feito anteriormente. O Sistema de Monitoramento de Ativos (SMA), como é denominado, realiza-se a partir do Centro de Controle de Manutenção do Metrô, localizado no pátio Jabaquara. 

 

O operador do CCM recebe os dados coletados dos equipamentos e aciona a equipe de manutenção para que esta entre em ação antes que o problema interfira no funcionamento operacional da linha. Além disso, o CCM permite visualizar o sistema completo, e remotamente dar apoio às equipes de manutenção em campo.  

 

Esta tecnologia permite se antecipar a qualquer anormalidade do equipamento, já que ela é capaz de captar seus padrões de comportamento. A cada ação diferente, o sistema consegue "entender" e informar previamente. Os dados são coletados e enviados ao CCM do Metrô, para que os técnicos possam atuar antes mesmo de uma falha acontecer. 

 

Leia também:
"Carrinhos gabarito" fazem medições na obra de monotrilho em SP
Governo de SP anuncia estudo para levar o metrô até Taboão da Serra
Justiça suspende sistema de reconhecimento facial no Metrô de SP
Pulverização de desinfetantes em ônibus e metrô
Metrô de Quito escolhe a empresa que fará a operação do sistema


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário