Alemanha opera primeira frota de trens a hidrogênio do mundo

Foi uma estreia mundial: os primeiros trens movidos 100% a hidrogênio (Alstom) entraram em serviço em uma pequena linha regional na Alemanha nesta quarta-feira (24)

Notícias
 

Fonte: RFI  |  Autor: Pascal Thibaut/ RFI  |  Postado em: 25 de agosto de 2022

Coradia iLint, o trem a hidrogênio que já opera na

Coradia iLint, o trem a hidrogênio que já opera na Alemanha

créditos: Alstom/ Divulgação

As cidades servidas pelos cinco trens de hidrogênio - Cuxhaven, Bremerhaven e Buxtehude - são pouco conhecidas, e por um bom motivo: trata-se de uma linha regional de 126 km, no norte da Alemanha, perto de Hamburgo, onde esta operação inédita teve lançamento mundial nesta quarta-feira (24). O modelo dos trens de hidrogênio da Alstom leva o nome de Coradia iLint.

 

Ao todo, a frota deverá ter 14 trens e substituir 15 locomotivas a diesel que produziam 4.400 toneladas de CO2 por ano, segundo a operadora.

 

Descarbonização 

Os trens de hidrogênio devem contribuir para a descarbonização das ferrovias e ser utilizados sobretudo em pequenas linhas regionais que não foram eletrificadas devido ao custo excessivo das obras.

 

Na Alemanha, 20% da rede ferroviária é operada com locomotivas a diesel. Na Europa, um em cada dois trens usa o diesel como combustível.

 

Novos trens da fabricante Alstom já foram encomendados. Outros contratos já foram assinados na Alemanha, França e Itália. A alemã Siemens apresentou um protótipo na primavera (do Hemisfério Norte) e quer colocá-lo em operação em dois anos.

 

Mas esta tecnologia inovadora - e limpa - não deve ser capaz de se impor rapidamente em todos os lugares, ainda que outros setores, principalmente a indústria pesada, manifestem o desejo de, no futuro, usar o hidrogênio para reduzir suas emissões de CO2.

 

O Coradia iLint é o primeiro trem de passageiros do mundo a funcionar com uma célula de combustível de hidrogênio que gera energia elétrica para propulsão. Além de ser 100% livre de emissões, é silencioso e emite apenas vapor de água e condensação.

 

Veja um vídeo da Alstom:

 

Leia também:
China acelera investimentos para produção de hidrogênio verde
Na Alemanha, proposta quer pagar transporte para quem deixar carro
Alemanha testará trem movido a hidrogênio
Três cidades alemãs trocam velhos trens de piso alto por novos VLTs
Ouça o som dos novos ônibus elétricos da Alemanha


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário