Curitiba 'dá a largada' ao programa de bikes compartilhadas

Prefeitura curitibana anunciou hoje (22) a primeira empresa que irá operar o serviço, a Tembici. Serão 500 bicicletas e 50 estações de empréstimo espalhadas pela cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de setembro de 2022

Anúncio das bikes compartilhadas, com Greca e auto

Anúncio das bikes compartilhadas, com Greca e autoridades

créditos: Pedro Ribas/SMCS

A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, a primeira empresa habilitada a prestar o serviço de bicicletas compartilhadas na cidade. Trata-se da Tembici, que saiu à frente ao apresentar sua proposta no chamamento público em maio. 

 

Ao todo, a cidade promete instalar 50 estações, em locais ainda não definidos, com 500 bicicletas que ficarão disponíveis nos principais eixos cicloviários da cidade. A Tembici ficará responsável pela administração, implantação, instalação, manutenção e operação de todo o sistema de compartilhamento. 

 

O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Rafael Greca, que, sem esconder o entusiasmo, declarou: “Este é um momento de fundação de uma nova mentalidade, de abandonar a ideia de andar somente de carro". E completou: "A prioridade na cidade é de quem anda a pé, de bike, de transporte coletivo e, por último, de transporte individual”.

 

Plano cicloviário

Segundo a prefeitura, a malha cicloviária de Curitiba - atualmente em 252,1 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas - deverá ser acrescida de mais de 400 km de estrutura para bicicletas até 2025.

 

A iniciativa das bikes compartilhadas está inserida no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa, como o Caminhar Melhor, explicou o secretário de governo e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur: “Essa é mais uma etapa cumprida do plano de mobilidade da cidade”, afirmou Jamur.

 

Como vai funcionar

O sistema de compartilhamento de bikes com estação irá operar 24h, sete dias por semana, permitindo o acesso a informações, o cadastramento de usuários, retirada e devolução das bikes, de forma ininterrupta, informa a prefeitura.

 

Para utilizar as bicicletas, os usuários terão que fazer um cadastro e adquirir um plano pelo aplicativo de celular a ser disponibilizado pela Tembici. Os preços ainda estão sendo definidos pela empresa e vão depender do número de patrocinadores. Após o uso, a bike precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações.

 

A fiscalização do serviço será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), através da Superintendência de Trânsito (Setran).

 

Implantação

Em até 30 dias, a Tembici fará a apresentação de um protótipo de estação com quatro bicicletas, em local a ser definido pela SMDT. O equipamento então passará por uma avaliação de uma comissão formada por técnicos da Setran e do Ippuc.

 

Após a aprovação da estação-teste e do licenciamento dos equipamentos, a Tembici terá 60 dias para disponibilizar 70% da frota, e mais 30 dias para atingir 100% da frota. Ou seja, após aprovado o protótipo, a empresa terá 90 dias para disponibilizar as 500 bikes.

 

A localização das estações que irão abrigar os equipamentos está sendo discutida com a Prefeitura de Curitiba. Os locais precisam estar adequados com os espaços disponíveis nas vias públicas, logradouros da cidade e nos principais eixos cicloviários, com maior enfoque na região central, explicam os técnicos.

 

Leia também:
Curitiba aposta seu futuro na renovação do BRT
Curitiba vai testar ônibus elétricos em 2024, diz presidente do Ippuc
Fórum em Curitiba aponta estratégias para reduzir mortes no trânsito
Serviço de bikes compartilhadas chega a condomínios de Curitiba
Plano cicloviário de Curitiba é tema de audiência pública


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário