Triciclos elétricos fazem a coleta de materiais recicláveis em Fortaleza

Há um mês, catadores da capital do CE usam o modo sustentável para fazer a coleta seletiva em Praia de Iracema, Centro, Meireles, Varjota e Mucuripe. É o projeto Re-ciclo

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de outubro de 2022

Catadores de Fortaleza vão às casas fazer a coleta

Catadores de Fortaleza vão às casas fazer a coleta seletiva

créditos: Divulgação/ Prefeitura

Desde 1º de setembro, catadores do projeto Re-ciclo*, da Prefeitura de Fortaleza, vêm utilizando triciclos elétricos para percorrer ruas e bairros de Fortaleza. Nesse período, eles já coletaram 12,7 toneladas de resíduos recicláveis por meio de esquema delivery, indo em casas e estabelecimentos comerciais da cidade. Nesta fase do projeto os bairros atendidos pelo projeto são Praia de Iracema, Centro, Meireles, Varjota e Mucuripe. 

 

Já a coleta é feita por catadores das associações Moura Brasil e Asca-Rosa. O Re-ciclo é um serviço gratuito de coleta de recicláveis, feito pela prefeitura em parceria com o Ifood e da startup Solos. Os moradores desses cinco bairros, interessados em aderir ao programa, só precisam fazer o agendamento do serviço de coleta seletiva no site do Re-ciclo

 

Trabalho remunerado

Além da venda dos materiais, os catadores do projeto Re-ciclo contam com um salário mínimo de remuneração, auxílio alimentação e vale transporte.

 

A coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Taís Costa, destaca que, além da questão ambiental, o projeto Re-ciclo tem foco na geração de renda para esses trabalhadores: "Além de incentivar a coleta seletiva com o uso de triciclos elétricos, um dos grandes diferenciais do projeto é a remuneração dos catadores, que estão recebendo um salário mínimo, auxílio alimentação e vale transporte, o que impacta diretamente nas condições de trabalho e na renda desses trabalhadores tão importantes para a cidade", afirma. 

 

Um dos catadores do programa, Rafael Gomes da Silva, destaca que o uso de triciclos elétricos mudou a percepção das pessoas sobre o trabalho deles. "As pessoas se interessam, perguntam e querem contribuir. É diferente de quando a gente usava a carroça", conta.

 

A meta da Prefeitura é avaliar os resultados e ampliar o projeto para todos os bairros da cidade, atingindo uma taxa de reciclagem de 50% em oito anos. Para isso, essa nova fase do Re-Ciclo prevê a capacitação dos associados, com o objetivo de aumentar em até cinco vezes o volume mensal de materiais coletados e incrementar em 400% a renda. Segundo o prefeito José Sarto, a projeção é de que no período de um ano sejam coletadas 350 toneladas de resíduos e ocorra uma geração de renda estimada em R$ 370 mil para os catadores associados. 

 

*Re-ciclo é fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (Tumi), e nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (Giz) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf). Concebido pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), tem execução liderada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), e conta com a colaboração da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), a Regional 2, a Regional Centro e a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Atualmente  conta com parceria do iFood e execução da startup Solos, que traz o primeiro modelo de inovação aberta do país para a coleta de recicláveis.

 

Leia também:
Têm início em Fortaleza as obras de mais um Ponto do Entregador
Catadores de Maceió recebem bikes de carga para trabalhar
Carroças e triciclos elétricos, inovação que ajuda o trabalho dos catadores
Triciclo elétrico é adotado por empresa no Japão para entregas delivery
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário