Lisboa organiza passeios sobre as calçadas de pedra portuguesa

No dia 15/10 os moradores e turistas em passagem por Lisboa terão a oportunidade de conhecer todos os detalhes das tradicionais calçadas de pedra. A ideia é valorizá-las

Notícias
 

Fonte: Público.pt  |  Autor: Samuel Alemão/Edição: Marcos de Sousa  |  Postado em: 03 de outubro de 2022

Calçada de pedras em rua de Lisboa: identidade urb

Calçada de pedras em rua de Lisboa: identidade urbana

créditos: Filipa Fernandez/Público.pt


No próximo dia 15 de outubro, a publicação portuguesa Público.pt promove um passeio com os olhos no chão das calçadas de Lisboa. A ideia é realizar uma visita guiada pela Associação da Calçada Portuguesa para descobrir a história e as histórias que se inscrevem nos pavimentos de pedra da capital lusa. A participação é gratuita.


“O calcetamento dos passeios não é uma invenção portuguesa, existe noutros locais, mas a maneira específica como nós o fazemos, com as técnicas e os materiais usados, num trabalho artesanal, e no contexto em que se insere, é algo que nos diferencia”, explica António Miranda, membro da associação e historiador da Câmara Municipal de Lisboa, que conduzirá a sétima visita guiada.


"Ante a ameaça da extinção de uma forma muito particular de saber fazer as coisas, ainda que bastante gente a tome como algo imperecível, surge a necessidade inadiável de divulgá-la. É esse conhecimento, do qual resulta, para além da pavimentação do espaço público, uma certa ideia da identidade histórica e cultural portuguesa, que o roteiro pretende relevar", reiterou Miranda.

 

Serviço:
Passeio Calçada Portuguesa
Dia 15/10, às 10 horas
Lisboa - Portugal
Inscrições pelo e-mail: secretariado@publico.pt


Leia também:
Calçadas: as pedras não têm culpa
Garrafa de azeite estampa a calçada portuguesa
Exposição de calçadas portuguesas no Rio inclui debate sobre mobilidade
O triste significado de "queda na calçada"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário