Cansado do trânsito? Faça como Tolstói, vá de bicicleta

O grande escritor russo aprendeu a andar de bicicleta aos 67 anos. E se tornou um ciclista apaixonado

Notícias
 

Fonte: Russia Beyond  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de outubro de 2022

Lev Tostói e sua bicicleta: aprendizado tardio, ao

Liev Tostói e sua bicicleta: aprendizado tardio, aos 67 anos

créditos: L.N. Tolstoy State Museum


O cérebro humano tem uma capacidade surpreendente de aprender e dominar novas habilidades, independentemente da idade. Um caso exemplar é o de Liev Nikolaevitch Tolstoi, ou Leon Tolstói, o grande escritor russo, autor de clássicos como 'Guerra e Paz' e 'Anna Karenina'.


Além de sua obra literária, Tolstói também é lembrado pela forma como conduziu sua vida, com um constante senso de busca, questionamento e curiosidade. Sempre procurava adotar hábitos que pudessem trazer bem-estar significativo e duradouro para melhor se adequar aos seus princípios filosóficos, religiosos e existenciais.


Prova disso é que ele aprendeu a andar de bicicleta aos 67 anos, em 1895. Tolstói ganhou uma bicicleta inglesa nova, que foi acompanhada de algumas sessões de aprendizagem para poder conduzi-la. O presente veio da Sociedade de Amantes de Bicicletas de Moscou, uma organização que promovia o novíssimo esporte do ciclismo. 


"Para espanto dos camponeses de sua propriedade, o conde Leon Tolstói agora monta duas rodas", registra um artigo de 1866 na revista Scientific American, acrescentando que ele se tornou um ciclista aficcionado, saindo para pedalar sempre depois de suas tarefas matinais.

 

Bob Dylan e a velha bike 
Certa vez ao falar sobre Tolstói, o compositor e escritor Bob Dylan lembrou sua visita a Moscou e à União Soviética, em 1985. Dylan descendia de uma família de judeus russos e tinham muito interesse em conhecer a terra de suas origens. A visita foi organizada e Bob Dylan apresentou-se em alguns concertos, sem grande sucesso, já que naqueles anos pouca gente no público entendia as letras de suas canções em inglês.


Mas, sua experiência mais marcante foi a visita à Iásnaia Poliana, a propriedade onde Liev Tolstói viveu durante 50 anos, justamente onde está a velha bike inglesa. E graças à liberalidade e um pouco de inconsequência do guia turístico do museu, Bob pode sentar-se e pedalar a bicicleta de Tolstói por alguns metros. Não há fotos, nem filmes dessa molecagem, mas Dylan jura que é verdade.

 


A famosa bicicleta de Tolstói
Foto: Moscvitch | Wikimedia Commons


Leia também:
Entre tombos e tropeços, a história da invenção da bicicleta
Se todos pedalassem como os holandeses...
Bogotá quer mais mulheres pedalando
Ciclista pedala em torre de energia eólica
Todo dia é dia de bicicleta



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário