Cadê o bonde que passava aqui?

Documentário resgata a história do bairro de Pinheiros, em São Paulo, a partir da redescoberta de velhos trilhos de bondes no Largo da Batata

Notícias
 

Fonte: Ocupação Cadê o Bonde  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de outubro de 2022

Trilhos de bonde encontrados no Largo da Batata, e

Trilhos de bonde encontrados em 2013 no Largo da Batata

créditos: O Estado de S.Paulo


Navegando pelo tema dos trilhos urbanos, pegamos carona na Ocupação Cadê o Bonde, uma ação de artistas, arqueólogos, arquitetos, historiadores e moradores da região de Pinheiros.


Tudo nasceu durante as obras da estação do metrô e também para a polêmica reurbanização do Largo da Batata, ponto referencial do bairro paulistano. E como sempre ocorre em qualquer obra urbana realizada em São Paulo, trilhos de bonde foram encontrados nas escavações arqueológicas realizadas na área. A partir dessa descoberta nasceu a Ocupação, que procurava resgatar a identidade do Largo, suas camadas de memórias escondidas sob o asfalto.


Parte dessa atividade está registrada no documentário "Cadê o bonde que passava aqui", com imagens e depoimentos de pessoas que vivenciaram a história do bairro, revelando o papel que os transportes sempre desempenharam para esticar os limites das cidades brasileiras. No caso, tratava-se da empresa britânica-canadense Light & Power, que retificou e inverteu o curso do rio Pinheiros para gerar energia elétrica, forçou a inundação de áreas da várzea para depois ocupá-las, negociou essas terras e levou os trilhos dos bondes até esses novos bairros.


"Como em uma escavação, o curta investiga a história de Pinheiros desde o aldeamento indígena até as ocupações dos dias de hoje, percorrendo camadas de tempo para compreender os processos urbanos e imaginar futuros para a cidade", informa o texto do projeto.


O vídeo é um documento importante para entender as dinâmicas urbanas e os interesses, quase sempre privados, que envolvem projetos apresentados como sendo de interesse público.

 


Veja o vídeo:


 

O documentário e a pesquisa foram desenvolvidos pelo coletivo "Foi à Feira" e viabilizada pelo ProAC Editais de Artes Visuais do Governo do Estado de São Paulo.


Para saber mais
, acesse www.cadeobonde.com


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário