Híbrido de e-bike com microcarro, Ono promete revolucionar entregas

Com cabine fechada para proteger os produtos da ação do sol, vento, chuva, frio, esta nova bike elétrica, disponível só na Alemanha, custa 589 euros (R$ 3.300)

Notícias
 

Fonte: Olhar Digital  |  Autor: Olhar Digital  |  Postado em: 12 de dezembro de 2022

Veículo leve que combina bicicleta elétrica com mi

Veículo leve que combina bicicleta elétrica com microcarro

créditos: OnoMotion/Divulgação

Cada vez mais leves, baratos e confiáveis, os veículos elétricos de duas rodas movimentam o mercado de scooters e bikes elétricas e facilitam as entregas, principalmente na Europa e em países asiáticos. De olho nessa tendência, a startup alemã OnoMotion apresenta sua mais nova criação, o Ono, um veículo leve que combina bicicleta elétrica com microcarro.

 

O investimento das empresas no uso de e-bikes nas suas frotas de entregas é impulsionado por fatores como a proteção que o veículo oferece aos produtos nos serviços de delivery de alimentos e no varejo on-line, segmentos que apostam nesse novo meio de transporte.

 

Graças à sua cabine fechada, no Ono o motorista fica sempre protegido do sol, vento, chuva ou frio. Embora não tenha um sistema de ar-condicionado, o teto e o para-brisa são suficientes para ajudar no trabalho dos entregadores, ressalta a fabricante. Uma chuva leve, por exemplo, não exige uma parada. A capota também evita que as encomendas se molhem no meio do caminho.

 

Além disso, o Ono também pode rodar legalmente em ciclovias e ruas mais apertadas, o que muitas vezes uma van comum não consegue acessar.

 

O veículo tem capacidade de carga útil de 200 kg, e também conta com um contêiner patenteado que pode ser acoplado na traseira do veículo.

 

Um contêiner também pode ser acoplado na traseira do veículo. Foto: OnoMotion/Divulgação

 

A troca de contêineres é feita por uma única pessoa por meio de uma rampa traseira acoplada. Com o módulo instalado, o modelo possui 340 cm de comprimento, 116 cm de largura e 250 cm de altura. O veículo é alimentado por dois motores elétricos instalados nas rodas que geram 113 Nm de torque. 

 

Já a velocidade máxima é de 25 km/h usando a assistência dos pedais, uma limitação legal para conseguir rodar nas ruas do Velho Continente. Se preferir, o condutor pode acionar um botão que permite andar a 6 km/h sem pedalar. A bateria, por sua vez, é de 1,4 kWh, o suficiente para percorrer até 30 km por carga.

 

Equipado com sistema de localização por GPS e transmissão de dados, o Ono será oferecido por contrato de aluguel de 48 meses. O valor da mensalidade é de 589 euros, cerca de R$ 3,3 na cotação atual. Por enquanto, a empresa não anunciou se cogita levar a novidade para outros mercados.

 

Minidepósito de mercadorias em Berlim, onde o Ono já opera. Foto: OnoMotion/Divulgação

 

Leia também:
Trocar a van por bikes de carga? O que falta é mais infraestrutura
Irlanda dá incentivo de até 16 mil reais para compra de bikes cargueiras
Triciclos elétricos fazem a coleta de materiais recicláveis em Fortaleza
Correios adotam bikes elétricas cargueiras no litoral de SP
Triciclos elétricos da Voltz farão entrega de botijões da Ultragaz


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário