Prefeitura do Rio anuncia 1.000 km de ciclovias até 2033

Plano de expansão cicloviária apresentado hoje (9) prevê conexões das bikes com BRT, VLT, estações de barcas, metrô e trem. E criação de corredores para para entregadores

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura do Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de março de 2023

Mil quilômetros para bicicletas no Rio, até 2033

Mil quilômetros para bicicletas no Rio, até 2033

créditos: Alexandre Macieira/ Prefeitura do Rio

Na manhã desta quinta-feira (9) foi apresentado no Rio de Janeiro o Plano de Expansão Cicloviária (CicloRio). Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que abriu a apresentação, a cidade em dez anos deverá ganhar 600 km de faixas exclusivas para bikes. Ao lado dos atuais 400 km de ciclovias existentes, serão 1.000 km para as bicicletas até 2033, disse o gestor.

 

Clique aqui e leia na íntegra o plano CicloRio.

O projeto contempla ainda a criação de corredores que permitam integrar as bicicletas aos transportes de alta e média capacidade, como trens, barcas e metrô, BRT e VLT, além de rotas de comércio capazes de atender à demanda dos entregadores.


Outro ponto contemplado no documento é a recuperação dos mais de 400 km de ciclovias já existentes, com mais segurança e sinalização adequada. 

 

O objetivo deste trabalho, afirmou o prefeito Eduardo Paes na apresentação, "é dar um norte" ao desenvolvimento da rede cicliviária na cidade. "Ao mesmo tempo, estamos atentos às demandas e pressões estabelecidas pela sociedade, e isso é muito importante. Na zona oeste, vemos muitas pessoas usando bicicletas nas estações do BRT Transoeste. Nas novas estações, sejam as que estamos construindo ou reformando, teremos bicicletários", esclareceu. 

 

Uma avaliação abrangente das ciclovias e ciclofaixas da cidade também fez parte do estudo para construção do plano, explicou a secetária de Transportes, Maína Celidônio. Para isso, foram ouvidos ainda entregadores, e feita uma pesquisa geral com ciclistas e usuários.

 

A secretária explicou que "ao final do plano serão 400 conexões, em 1.000 km de ciclovias em toda a cidade, principalmente na zona oeste, com estações do BRT e SuperVia. A parte da zona sul e as estações do metrô já são bem servidas. (...) Fizemos um plano para requalificar e aprimorar as conexões que já existem". E acrescentou: "Detectamos que a segurança viária deverá ser nossa primeira preocupação. Temos ciclovias que não estão bem marcadas e precisam de manutenção, que ficarão a cargo da Secretaria de Conservação."

 

Também estava presente o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, que informou que 30 km de vias já foram implantados em 2022, conectadas a 55 estações do transporte público. "Outras 64 conexões estão previstas para este ano, e 63 até 2024", completou.

 

Leia também:
De bike ao trabalho: Rio é a 2ª do mundo em novos ciclistas
Saiba: Apenas 10 capitais brasileiras têm bicicletas públicas
Rio de Janeiro lança seu Plano de Expansão Cicloviária
O Rio em busca do tempo perdido
Prefeitura do Rio anuncia novas ciclofaixas na Zona Norte da cidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário