Embarque de bikes é liberado em trens do VLT Parangaba-Mucuripe (CE)

Acesso de ciclistas, desde 2022 permitido a usuários da Linha Sul do Metrofor (Fortaleza-Pacatuba), é ampliado. Agora são 43 estações com integração entre os modos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Metrofor  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de março de 2023

43 estações do VLT (Metrofor) já permitem embarque

43 estações do VLT (Metrofor) já permitem embarque de bikes

créditos: Romário Pinheiro/ Governo do CE

A partir desta terça-feira (14), está liberado o transporte de bicicletas dentro dos trens do VLT Parangaba-Mucuripe, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

 

Com a novidade, a integração das linhas metroviárias com o transporte por bicicleta na região passa a ser permitido nas 43 estações da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) – distribuídas em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral. 

 

“Quem quiser se deslocar na Região Metropolitana por bicicleta, tem o transporte sobre trilhos como aliado, com as duas maiores linhas em carregamento já liberadas, possibilitando aos ciclistas chegar a destinos mais distantes e com mais conforto. O mesmo benefício está disponível em Sobral, que foi a primeira a linha a ter essa integração”, explica Plínio Saboya, diretor-presidente do Metrofor.

 

Na Linha Sul, o embarque com bicicletas é liberado desde agosto de 2022. Neste percurso – que vai de Fortaleza a Pacatuba – mais de três mil embarques de ciclistas foram registrados até o mês de fevereiro, informa o Metrofor. No VLT de Sobral, o embarque com bikes é permitido desde fevereiro de 2020.

 

A integração do VLT Parangaba-Mucuripe com as bicicletas aumenta as possibilidades de deslocamentos dos passageiros, que agora podem utilizar metrô (Linha Sul), VLT e bicicleta para compor suas viagens. Assim, áreas como o centro de Maracanaú, centro de Fortaleza, litoral da capital e bairros populosos como Montese, Aldeota, Parangaba podem ser acessados por metrô ou VLT e percorridos e explorados por pedal.

 

“Com isso, o passageiro que possui uma bicicleta não necessita pegar um ônibus ou carro de aplicativo após desembarcar na estação de destino. Se ele estiver de bike, tem autonomia para complementar a sua viagem”, completa Saboya.

 

Regulamento 

Para garantir a segurança e bem-estar dos passageiros, com e sem bicicletas, o Metrofor fixou os horários de 9h às 15h, e das 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira, para o embarque com bikes. Aos sábados, o acesso será permitido a partir das 15h até o fim do expediente. 

 

Os horários de pico do transporte público ficam preservados, pois eles já operam com sua capacidade máxima de transporte, explica o Metrofor. O passageiro não pagará nenhum valor adicional para embarcar com a bicicleta.

 

Além disso, é proibido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, e transportar os veículos de duas rodas em elevadores e escadas rolantes. Nas plataformas, fica sinalizada a porta de embarque específica para os ciclistas e somente quatro bikes serão transportadas por viagem.

 

Leia também:
Fortaleza: mais 80 bikes e uma nova estação para o Bicicletar
Acesso de bicicleta é liberado o dia todo no metrô de Fortaleza
Bicicletas já podem ser transportadas no VLT de Sobral (CE)
Fortaleza: usuários aprovam ciclofaixas, mas pedem fiscalização
Fortaleza adota cartilha da mobilidade sustentável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário