Começa a operar hoje (23) em SP o app de transporte da prefeitura

Estreia nesta 5ª feira, dia de greve dos metroviários, o aplicativo público MobizapSP, que concorre com Uber e 99 em corridas na capital paulista. Início às 13h

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Folha de S. Paulo  |  Autor: Mobilize/ Folha de S. Paulo  |  Postado em: 23 de março de 2023

Imagem do app MobizapSP, da Prefeitura de São Paul

Imagem do app MobizapSP, da Prefeitura de São Paulo

créditos: Divulgação

Está marcado para começar oficialmente a operar nesta quinta-feira (23) em São Paulo o app MobizapSP, ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo. 

 

Segundo o divulgado, primeiramente haverá uma corrida simbólica de 4 km entre a Alameda Santos, no Jardim Paulista, até o Viaduto do Jacareí, na Bela Vista. E uma hora depois, às 13h, a plataforma será liberada para uso regular de todos os interessados.

 

A Prefeitura informa que 23.224 passageiros e 25.866 motoristas se cadastraram desde o lançamento do app, no dia 9 deste mês.

 

Como vai funcionar

A tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem deve ser semelhante ao que é praticado pelas empresas na maior parte do dia – não foram divulgados valores. Mas segundo a administração da cidade o serviço terá duas diferenças principais, uma para passageiros e outra para motoristas: 

 

- Não será praticada tarifa dinâmica, que é quando a demanda por viagens aumenta em maior proporção que a oferta de motoristas, e os apps privados sobem os preços das corridas. Isso não deve ocorrer com o MobizapSP, diz a prefeitura.

 

- Taxa de administração: a plataforma cobrará 10,95% por corrida. Nas outras empresas, ela varia – a Uber diz que a maior parte do valor fica com os motoristas, as taxas da 99 variam entre 15% e 35%.

 

Consórcio

Segundo a Prefeitura, o valor arrecadado com as taxas irá para o Consórcio 3C, formado por empresas de tecnologia que serão responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma. 

 

Aqui, vale observar: conforme apurado pelo jornal Folha de S. Paulo, essas empresas são alvo de investigações por suspeita de desvio de verbas públicas e de pagamento de propina em contratos de gestão de trânsito. Os suspeitos negam as acusações, e a gestão Nunes (MDB) afirma que licitação respeitou a lei.

 

A Amobitec, associação que engloba as empresas de transporte por app, disse que considera saudável o aumento da concorrência, mas ressalta que qualquer empresa deve pagar os mesmos impostos e taxas que seus concorrentes.

 

Greve 

E mais: o dia inaugural do aplicativo de mobilidade urbana começou marcado pela greve dos funcionários estatais do Metrô, que paralisou quatro linhas por tempo indeterminado. A situação provocou a suspensão do rodízio de automóveis e um congestionamento de 600 km nas vias públicas da capital paulista no início da manhã.

 

Recife também pode ter app
A Prefeitura de Recife está estudando a possibilidade de desenvolver um aplicativo semelhante para corridas com carros particulares. A notícia foi publicada nesta terça-feira (21) pela jornalista Roberta Soares no site JC.ne. Para saber mais acesse o link JC.ne.

 

Leia também:
CET/SP passa a monitorar trânsito em todas as vias da capital paulista
Uber suspende serviço de mototáxi na cidade de São Paulo
Em greve inédita, funcionários liberam catracas do Metrô de SP
SP tem fevereiro com mais mortes no trânsito desde 2018


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

José Roberto Costa - 21 de Julho de 2023 às 15:06 Positivo 0 Negativo 0

Reclamação integra em: https://ipnews.com.br/mp-sp-vai-investigar-irregularidade-na-criacao-de-app-acao-diz-respeito-a-possivel-ilegalidade-na-contratacao-do-aplicativo/?unapproved=590&moderation-hash=1e8d5ed8bfedd85e2a914455998d8426#comment-590

Clique aqui e deixe seu comentário