Uber suspende serviço de mototáxi na cidade de São Paulo

Empresa informou nesta segunda (30) o cancelamento da oferta do serviço, e afirmou que decisão foi tomada "em comum acordo" com a gestão municipal

Notícias
 

Fonte: CBN  |  Autor: CBN  |  Postado em: 30 de janeiro de 2023

Uber desiste do serviço de mototáxi em São Paulo

Uber desiste do serviço de mototáxi em São Paulo

créditos: Uber/ Divulgação

A Uber anunciou que suspendeu o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo. Proibidas há 20 dias por decreto do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), as caronas em moto contrariavam a decisão da gestão municipal. 

 

A empresa informou que a prefeitura ainda precisa de estudos mais aprofundados para liberar a modalidade e, por isso, cancelou a oferta "em comum acordo" com a gestão municipal. A prefeitura alega risco de aumento de acidentes de trânsito. O serviço Uber Moto segue sendo oferecido em outras cidades.

 

Acidentes

Dados obtidos pela rádio CBN mostram que, em 2022, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu 12 pessoas feridas em acidentes com motos ou bicicletas por dia na cidade de São Paulo. 

 

O serviço de emergência registrou menos ocorrências envolvendo motociclistas em 2022 do que em 2021, mas o número de acidentes fatais cresceu.

 

As mortes em acidentes que envolvem motocicletas na cidade de São Paulo aumentaram 29,4% em 2022, na comparação com o ano anterior. A alta de mortes acompanha uma tendência nacional das últimas décadas: a morte de motociclistas aumentou nove vezes nos últimos 25 anos.

 

As empresas de transporte por aplicativo citam uma lei federal de 2009 que regulamenta o mototáxi para realizar o serviço nas cidades. Essa lei foi questionada no Supremo Tribunal Federal em 2020, mas os ministros decidiram por unanimidade pela validade da atividade.

 

Mais um serviço de mototáxi

Além da Uber, outra empresa que anunciou, na semana passada, a intenção de ofertar o serviço de mototáxi na capital e Grande São Paulo, e também na cidade do Rio de Janeiro - é o aplicativo 99. Segundo a empresa, o 99Moto deve começar a operar nessas cidades a partir de hoje, segunda-feira (31). Como se sabe, o transporte de passageiros por motocicletas não é regulamentado, nem na capital paulista, nem na cidade do Rio. 

 

Leia também:
"Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus"
Sinistros com motos batem recorde no país, revela pesquisa
Morre-se assim, em um piscar de olhos...
Faixa azul exclusiva para motos em SP será ampliada, diz Prefeitura


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário