Idec lança a coalização Triplo Zero

Coalizão Triplo Zero quer zerar tarifas, emissões e mortes no trânsito. Será lançada na terça-feira (28). Evento apresentará a proposta do Sistema Único de Mobilidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Idec (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de março de 2023

Coalisão quer melhorar transporte público no Brasi

Coalisão quer melhorar transporte público no Brasil

créditos: Mobilize Brasil


Na próxima terça-feira (28), às 19h, será feito o lançamento da Coalizão Mobilidade Triplo Zero. Triplo no caso quer dizer "zero tarifa, zero emissões de poluentes e zero mortes no trânsito". Esta é a palavra de ordem da coalizão, uma rede de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e pesquisadores que surge com a perspectiva de apresentar saídas para a  superação da crise da mobilidade que afeta o Brasil e lutar por garantir mais democracia e acesso a direitos sociais.


Na ocasião também será feita a apresentação da primeira proposta do grupo: uma política pública para a criação do Sistema Único de Mobilidade (SUM). “O SUM é uma contribuição para a iniciativa do governo federal de criar um novo marco regulatório para o transporte público coletivo no país, que está em debate desde o início de 2022”, diz Annie Oviedo, analista de mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O Idec é uma das organizações de compõem a coalizão. Para saber mais sobre o SUM, acesse o link do Idec.

 

Por que Triplo Zero?

Entre os principais problemas enfrentados pelos brasileiros para se locomover nas cidades brasileiras estão: a má qualidade dos serviços de transporte público coletivo e as altas tarifas; a falta de financiamento para a criação de infraestrutura adequada, que priorize o transporte coletivo em vez de carros e motos; e ausência de transparência sobre os custos das empresas concessionárias do transporte público.

 

“Nesse contexto, zerar as tarifas significa ampliar o financiamento público do transporte público e o acesso às cidades, garantindo a todos o direito de se deslocar e de acessar outros direitos, como saúde, educação, trabalho e lazer”, explica Lúcio Gregori, ex-secretário de transportes de São Paulo, que compõe a coalizão. Ele lembra que junto com os benefícios sociais, essa política também traz resultados muito positivos para a economia dos municípios.

 

Poluição

Com uma frota de veículos crescente, e movida a combustíveis fósseis, a proposta de zerar emissões significa transformar a mobilidade urbana em instrumento de combate às mudanças climáticas e à poluição. A coordenadora de gestão da mobilidade do ITDP Brasil, Lorena Freitas, destaca a necessidade de diminuir os carros nas ruas para melhorar a saúde da população: “Isso pode ser feito por meio do investimento em um serviço de transporte público com maior cobertura e de mais qualidade, além da adoção de veículos menos poluentes".

 

Mortes no trânsito

Outro dado alarmante é o número de mortes no trânsito no Brasil. Segundo o DataSUS, em 2020 os sinistros de trânsito mataram 32.716 pessoas, sendo 15,4 a cada 100 mil habitantes. “Zerar significa fortalecer a segurança das vias, plataformas, ciclovias e calçadas, além de dar prioridade à mobilidade a pé e por bicicleta”, lembra Ruth Costa, diretora presidente da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).


 Quer participar da live de lançamento? Acesse o Youtube 



*A Coalizão Mobilidade Triplo Zero é composta por: Bigú, Casa Fluminense, Fundação Rosa Luxemburgo, Idec, Inesc, ITDP, Lúcio Gregori, Observatório da Mobilidade de Salvador, Observatório dos Trens do Rio de Janeiro, Movimento Passe Livre, Nossas, Movimento Nossa BH, Movimento Nossa Brasília, Tarifa Zero BH, União dos Ciclistas do Brasil.

 

Leia também:
Projeto na Câmara propõe o programa nacional Tarifa Zero
Petição denuncia crise no transporte público de Itapetininga (SP)
Araucária (PR) reduz tarifa de transporte para R$ 1,25
Ruas sem carros trazem benefícios a bairros inteiros, revela pesquisa
SP tem fevereiro com mais mortes no trânsito desde 2018


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário