Estratégia Nacional da Bicicleta lança documento

Relatório lançado ontem (18) em Brasília traz propostas para o estímulo ao uso de bikes no transporte de pessoas e cargas. Reúne visões de prefeitos, empresas e sociedade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / UCB  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de maio de 2023

Bicicleta leva casal em Afuá (PA): transporte simp

Bicicleta leva casal em Afuá (PA): transporte acessível

créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil


Demorou bem mais do que o esperado. Finalmente, após quatro anos de espera, foi publicado o Documento de Sistematização da Estratégia Nacional da Mobilidade por Bicicleta, texto que procura orientar as políticas públicas para o estímulo ao uso da bicicleta nas cidades brasileiras.


O trabalho foi lançado ontem (18), em Brasília, durante a reunião do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana promovida pela  Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob). Trata-se de um guia que reúne a experiência e o conhecimento de centenas de pessoas e dezenas de organizações, entre elas o Mobilize Brasil, que acreditam no potencial transformador do simples pedalar.

 

A elaboração foi coordenada por Yuriê Baptista Cesar, da União de Ciclistas do Brasil, com a participação ativa de organizações como a Abraciclo, Abradibi, Aliança Bike, Confederação Nacional dos Municípios e a Semob nacional. Foi um trabalho realizado a várias mãos, e que procurou levantar e analisar questões relacionadas aos vários usos das bicicletas, nas várias regiões do país.


São pouco mais de cem páginas que resumem desafios e sugestões para a difusão do uso da bicicleta, desde a definição de políticas públicas, infraestrutura e integração com outros modos de transportes, formas de financiamento, comunicação com a sociedade, além da educação e formação dos condutores.

 

Acesse o Documento de Sistematização da Estratégia Nacional da Mobilidade por Bicicleta


 

Leia também:
A cidade sem carro onde a bicicleta deu 100% certo
Acompanhe a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta
As Bicicletas e a Cidade - Documentário


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário