Arquitetas e crianças transformam juntas os espaços urbanos

Com metodologia própria, que prioriza a infância, Projeto CoCriança promove ocupações e intervenções participativas, sobretudo em regiões vulneráveis das cidades

Notícias
 

Fonte: Jornal da USP  |  Autor: Hérika Dias/ Jornal da USP  |  Postado em: 21 de junho de 2023

Crianças na Brasilândia, em SP, requalificam uma p

Crianças na Brasilândia, em SP, requalificaram uma praça

créditos: Divulgação/CoCriança

É possível transformar as cidades a partir dos desejos e necessidades das crianças, e  envolvê-las em todo esse processo? Para o CoCriança, sim. Estruturado com uma organização da sociedade civil, ele é formado por um grupo de mulheres entre estudantes e profissionais da Arquitetura e Urbanismo que acreditam na construção de cidades melhores a partir da infância, unindo arquitetura, educação e cidadania.

 

“A proposta é ressignificar os espaços livres de lazer e trabalhar o vínculo da criança com a cidade, transformando a relação das pessoas com os espaços públicos. Parece óbvio, mas muitos esquecem que a criança é cidadã”, explica a arquiteta Beatriz Martinez, diretora criativa do CoCriança.

 

Para colocar em prática esse modo de pensar as cidades, elas criaram uma metodologia de trabalho própria de arquitetura participativa. Chamada de Percurso CoCrianças, a metodologia alia oficinas e codesign em um processo de cocriação com as crianças, trabalhando em dois eixos: preparar as cidades para receber as crianças e também preparar as crianças para ocupar e intervir nos espaços urbanos, sobretudo em regiões vulneráveis.

 

O percurso inclui seis etapas, que resumidamente incluem a sensibilização dos cuidadores e das instituições relacionadas à infância; cocriação com as crianças a partir de ferramentas de design participativo; tradução dos desejos e necessidades deles em projetos executáveis; depois vêm a intervenção coletiva no espaço, buscando fortalecer as relações comunitárias, e educar para uma cidadania ativa. 

 

Arquitetas do CoCriança e parceiras do IAB-SP e Instituto Alana, no projeto Prototype City São Paulo. Foto: Divulgação/CoCriança

 

Prototype City

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Virgílio de Mello Franco, no Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, puderam vivenciar essa experiência no ano passado, ao  participarem do processo de cocriação e construção do espaço em frente à escola.

 

A escola participou do Prototype City, um programa de intercâmbio em arquitetura e urbanismo centrado em colaboração internacional para testar novas iniciativas em cidades ao redor do mundo, promovido pelo British Council. O CoCriança ficou responsável pelo desenvolvimento do processo, recorte comunitário, seleção de áreas de intervenção e elaboração da intervenção. Contaram ainda com a colaboração dos arquitetos britânicos Anna Parker, do escritório Intervention Architecture, e Alessandro Columbano, do laboratório Co/LAB, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. 

 

Área externa de escola no Jardim Pantanal, após um trabalho conjunto entre as crianças e o CoCriança. Foto: Divulgação/CoCriança

 

As principais percepções das crianças sobre o local eram muito vento no rosto, o barulho de automóveis, a presença de lixo, sensação de calor e barulho de música. A partir de um trabalho conjunto com elas, a intervenção do local buscou usar cores para chamar a atenção dos motoristas, para que eles entendessem que o espaço era frequentado por crianças e diminuíssem a velocidade. Para tanto, foram projetadas diversas estruturas de cobertura para melhorar o conforto térmico, além da instalação de lixeiras, vasos de plantas e bancos.

 

“A cidadania só pode existir dentro do entendimento de pertencimento, de cuidador do projeto. É um processo longo, mas efetivo porque não é só transformação dos espaços, marca as crianças envolvidas”, destaca a arquiteta Beatriz Martinez. 

 

Crianças fazem parte de oficinas participativas de intervenção no espaço urbano. Foto: Divulgação/CoCriança

 

Espaço público para a criança

E foi dentro da Universidade que nasceu a metodologia, mais precisamente durante uma disciplina da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em São Paulo.

 

“Nosso grupo, na época, escolheu trabalhar com as crianças do Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Elisa Maria, na Brasilândia [zona norte de São Paulo], com as quais idealizamos um projeto de requalificação da praça. Mas a disciplina previa apenas a idealização do projeto e nós queríamos tirar aquela ideia do papel”, conta a arquiteta do CoCriança.

 

O primeiro teste da metodologia ocorreu em 2017. Para concretizar as obras do espaço, as então estudantes conseguiram apoio de projetos da USP voltados para a comunidade e indicação de verbas da Câmara de São Paulo. Nesse processo, a antiga Praça Rosa Alboni foi transformada e rebatizada de "Praça Livre para as Crianças", nome escolhido pelor elas próprias.

 

“A metodologia nasce como ideia e concepção inspiradas em querer implementar algo de verdade para impactar muitas pessoas”, lembra Beatriz. Assim, em 2021, foi criada a Organização da Sociedade Civil CoCriança, que tem no seu conselho duas professoras da FAU: Catharina Pinheiro e Karina Oliveira Leitão.  

 

Projeto desenvolveu metodologia para o trabalho com as crianças. Foto: Divulgação/CoCriança

 

Apoio financeiro

Depois do projeto da Brasilândia, a organização já atuou em outros espaços públicos na capital paulista e em Mogi das Cruzes (SP), e deve iniciar projetos em Campinas (SP). Para tirar seus projetos do papel, o CoCriança precisa de apoio financeiro. A doação de R$ 15,00 por mês, por exemplo, já pode ajudar uma criança e contribuir para a construção de algum espaço voltado para ela em regiões vulneráveis. 

 

Para contribuir, é só acessar aqui no site do CoCriança.

 

Leia também:
Ciclistas, cada vez mais precoces
Crianças nas cidades do Brasil e da América Latina
Mais liberdade e mobilidade para as crianças!
Nova York redesenha esquinas para proteger crianças
Que tal uma cidade pensada pela ótica dos que tem 95 cm de altura?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário