Que tal uma cidade pensada pela ótica dos que tem 95 cm de altura?

Edital para seleção de boas práticas voltadas à primeira infância na AL, em áreas de mobilidade e urbanismo, foi lançado hoje (23) pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ ArchDaily  |  Autor: Mobilize Brasil/ ArchDaily  |  Postado em: 24 de março de 2021

Ações selecionadas integrarão nova plataforma de p

Ações selecionadas integrarão nova plataforma de projetos

créditos: FBvL/ Divulgação

Foi lançado hoje (23), para todos os países da América Latina, o edital de chamamento público que selecionará ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância. A iniciativa é do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA) e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA). 

 

As ações selecionadas integrarão a nova plataforma virtual de projetos do IAB, que será lançada no dia 6 de maio de 2021, e reunirá experiências de boas práticas em diversas áreas, como Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e outras. 

 

O tema inicial escolhido para este chamamento à plataforma - Primeira Infância na América Latina - integra o projeto colaborativo “BRA-2020-022 IDB Technical Assistance for Urban95”, da rede internacional Urban95*. O objetivo é desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos. A intenção é incorporar o conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações nas cidades.

 

Segundo os organizadores, a participação das crianças pequenas no meio urbano deve ser potencializada, e seu protagonismo no debate público fortalecido, para que elas se tornem sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais justa. O entendimento é que a construção de cidades inclusivas passa pelo escutar e garantir o reconhecimento de crianças como cidadãos.

 

 

Inscrições

As inscrições de ações são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 6 e 16 de maio por meio de formulário que será disponibilizado na plataforma virtual de projetos do IAB.

 

Os interessados podem inscrever ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância em seis categorias: Projetos e Obras; Políticas Públicas; Estudos Técnicos, Pesquisas Acadêmicas e Atividades de Extensão ou Publicação Específica; Projeto de Mobiliário; Comunicação Visual e Design; e Ações, Programas e Intervenções Educativas e Culturais.

 

O edital de chamamento está disponível nas versões em espanhol e em português.

 

Para mais informações sobre o concurso, clique aqui.

 

*A rede da Fundação Bernard van Leer (FBvL) propõe-se a incluir bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no foco do planejamento urbano e estratégias de mobilidade. Convida líderes, gestores, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a ótica dos que medem 95 cm (altura média de uma criança de 3 anos), incluindo ações que promovam interações, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos de vida dos cidadãos.

 

Ouça o podcast Expresso #33


Leia também:

O acesso de mulheres e crianças à cidade
Formação on-line para o programa Rodinha Zero
Concurso pretende formar crianças para habitar cidades melhores
SP não acolhe a criança, ainda mais no transporte
As crianças e seus caminhos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário