Anunciada licitação para obras do bondinho de Santa Teresa, no Rio

Governo do Rio divulgou abertura hoje (6) da licitação para escolha da empresa que fará a recuperação de dois ramais do trajeto original dos bondes do histórico bairro

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Governo do Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de novembro de 2023

Bonde de Santa Teresa: ainda sem todo trajeto orig

Bonde de Santa Teresa: ainda sem todo trajeto original

créditos: Divulgação

Desativados há cerca de treze anos, dois ramais do bondinho de Santa Teresa, bairro localizado na zona central do Rio, voltam à pauta do governo do estado. Nesta segunda-feira (6), está previsto o lançamento da licitação para a escolha da empresa que realizará as obras de recuperação dos ramais Paula Mattos e Silvestre, que compõem o trajeto original do sistema de bondes nesse bairro histórico da cidade.  

 

O transporte foi desativado naquele parte do percurso após um bondinho lotado e sem freios sair dos trilhos e tombar, deixando seis pessoas mortas, em 27 de agosto de 2011. Desde então, a circulação dos bondes em Santa Teresa ficou interrompida, até que em julho de 2015 voltou a funcionar, mas parcialmente.  

 

Concorrida atração turística do Rio, o bondinho de Santa Teresa tem grande importância na mobilidade urbana. Cerca de 1.500 pessoas utilizam diariamente o transporte, segundo o governo estadual, sendo que estudantes e idosos residentes no bairro não precisam pagar passagem. A restauração dos ramais originais é uma antiga reivindicação dos moradores, que não dispõem de meio de transporte eficiente para circular no bairro íngreme e de ruas estreitas, e chegar ao centro. 

 

Obras

A recuperação dos ramais deve durar um ano. As obras prevêem a reconstrução da via permanente, com a remoção do pavimento, trilhos, placas e outros itens desgastados, que serão substituídos por novos. Deverá ser feita ainda a reforma da rede elétrica, dos trilhos e das oficinas de manutenção do sistema. Os antigos bondinhos, que já não estão em uso, precisariam também ser recuperados e adaptados. 

 

Segundo o governo, a obra está orçada em R$ 70 milhões, e integra um pacote de investimentos da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também: 
No Rio, governo estuda expandir linhas de metrô
Terminal inaugurado no Rio vai integrar BRT, ônibus e trens
Atos pedem reativação de todo o serviço de bondes de Santa Teresa
O Rio em busca do tempo perdido


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário