Festival Ciclo Voador ocupa as ruas do Recife no dia 4 de maio

Antes, a partir de abril, haverá "prévias" do evento do Instituto Aromeiazero: uma programação para discutir mobilidade urbana, cidade e justiça climática. Tudo de graça

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de março de 2024

Festival dia 4 de maio celebra bicicleta na cidade

Festival dia 4 de maio celebra bicicleta na cidade do Recife

créditos: Divulgação/ Aromeiazero

No dia 4 de maio, um sábado, a cidade do Recife vai receber o Ciclo Voador, festival gratuito, de edição única, realizado pelo Instituto Aromeiazero. O objetivo da iniciativa é jogar luz sobre questões sociais urgentes, como: mobilidade urbana, cidades e justiça climática. 

 

Antes, porém, a partir do dia 6 de abril, será realizada uma extensa programação de oficinas temáticas - as chamadas Prévias - que culminam com o Festival do dia 4 de maio, na Quadra da Vila Vintém, zona norte da cidade.  

 

"A gente acredita que as pessoas têm o direito de ocupar as ruas, bairros e cidades, e isso se realiza através da cultura, mobilização social e participação ativa do território na sugestão, avaliação e implementação de intervenções urbanas para uso coletivo", afirma Carol Pires, coordenadora do Ciclo Voador. 

 

O Festival chega à cidade em um momento desafiador, em que Recife é considerada a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do nível do mar, provocado pelo fenômeno do aquecimento global. 

 

É o que aponta o relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fatores como poluição, descarte incorreto de resíduos sólidos, uso excessivo de recursos ambientais e proximidade de edificações urbanas com a linha costeira, só agravam o problema. 

 

Por isso, a proposta do evento, dizem os organizadores, é chamar atenção do poder público e fomentar ainda mais a discussão acerca de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta. 

 

O evento Ciclo Voador conta com a articulação de diversos coletivos, grupos culturais e sociais do Recife e RMR. As atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.

 

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Aromeiazero, com patrocínio do Grupo Société Générale e da Shimano Fest, em parceria com Associação de Moradores da Vila Vintém, Ameciclo, Bike Anjo Pernambuco, Bike Livre, Bike Sem Barreiras, Enxame, La Ursa, Meninos do Asfalto, Pedal Duplo Acessível, Paixão Por Antigas, Recife BiciPolo e Tubas. 

 

Para saber mais, clique aqui

 

Leia também:
Recife redesenha vias para mais segurança a pedestres
Fortaleza recebe festival de arte e bicicleta em fevereiro
Guia mostra como a bicicleta pode apoiar aprendizagem na escola
Bloco da Bicicletinha, em BH, celebra 10 anos de Carnaval
11º Bicicultura e 13º Fórum Mundial da Bicicleta


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário