Guia mostra como a bicicleta pode apoiar a aprendizagem na escola

Na volta às aulas, o Instituto Aromeiazero lança 'A Bicicleta como Ferramenta Pedagógica', com informações para o desenvolvimento de projetos voltados às crianças

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Instituto Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2024

Projeto em 2023 na Escola Municipal Sítio do Ipê,

Projeto em 2023 na Escola Municipal Sítio do Ipê, em Niterói

créditos: Instituto Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero, organização que promove projetos com bicicleta para buscar reduzir desigualdades e apontar para cidades mais resilientes, acaba de lançar seu mais novo guia: ‘A Bicicleta como Ferramenta Pedagógica'.  Para conferir este conteúdo (pdf) na íntegra, clique aqui.

 

A iniciativa surge em boa hora, no final das férias escolares, e faz parte do projeto Rodinha Zero, que desde 2016 já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas, em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo e noutros espaços como SESCs, Ruas Abertas e parques. 

 

Segundo o Instituto Aromeiazero, a ideia do guia está atrelada à noção de que "ensinar crianças a pedalar é investir em um futuro com mais mobilidade ativa, saúde, esporte e menos poluição", defende a entidade. 

 

Os dados comprovam essa tese: em novembro de 2022, segundo relatório da ONU, a população mundial chegou à marca de 8 bilhões de habitantes, sendo que desse total, 27,8% são crianças; e entre alguns desafios mais importantes que afetam sua qualidade de vida estão doenças globais causadas por mudanças climáticas, aumento da ansiedade e depressão, e obesidade infantil.

 

O Guia

O material é fruto de anos de experiência do Aromeiazero realizando o Rodinha Zero, e aposta na conexão entre criança, bicicleta e cidade. O guia se propõe a ensinar também como replicar o projeto nas escolas. 

 

O Rodinha Zero vem encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas, e por isso em 2019 recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania, promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa.

 

Este guia, além de ser um material de apoio nas visitas realizadas pelo projeto às escolas participantes do Rodinha Zero via Lei de Incentivo, é por si só um material para implementar a bicicleta como ferramenta auxiliar na educação. E uma oportunidade para engajar e aplicar metodologias do Rodinha Zero em escolas de todo o país.

 

Para saber mais sobre este e outros materiais do Instituto Aromeiazero, e o projeto Rodinha Zero, clique aqui.

 

Leia também: 
Apoie o Rodinha Zero
Ciclistas, cada vez mais precoces
Fortaleza recebe festival de arte e bicicleta em fevereiro
E-book do Rodinha Zero: para ajudar a aproximar crianças e bicicletas
Corrida Amiga lança guia de atividades com crianças


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário