Passados quatro meses das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre, os trens metropolitanos da Trensurb voltaram a circular entre o Vale dos Sinos e a estação Farrapos, na zona norte da capital gaúcha. Os trens circulam agora das 5h às 23h, com intervalo de 15 minutos, conforme informações da companhia.
Além da Farrapos, voltam a ser atendidas as estações Fátima e Niterói (em Canoas) e Anchieta e Aeroporto (em Porto Alegre). Ainda não há data prevista para reabertura da estação Mercado, a última da linha, no centro da capital, que ficou completamente destruída pela força das águas. Para chegar ao centro os passageiros podem usar um serviço gratuito de ônibus, disponível a partir da estação Farrapos.
Antes da abertura, a Trensurb executou uma série de testes no trecho para garantir a segurança da operação. Durante o processo foi analisado o comportamento da via e dos trens, além do monitoramento do sistema de energia de tração, para garantir a segurança dos equipamentos elétricos. Os testes incluíram a análise do sistema de sinalização ferroviária, a checagem detalhada de todos os sinais nos trechos mais afetados e o funcionamento dos aparelhos de mudança de via.
Além das estações, o sistema de transporte também sofreu danos em várias subestações que alimentam os trens, exigindo a revisão completa dos sistemas elétricos. A Trensurb trabalha com a estimativa de que todas as estações serão reabertas até o final de 2024.
Mapa do sistema Trensurb: estações Mercado, Rodoviária e São Pedro continuam desativadas Imagem: Trensurb
Leia também:
O metrô que seduziu os paulistanos em 1974
Começam as obras da linha 2 do metrô de BH
Caminhar é uma "Boa ideia"
Valência, na Espanha, uma cidade 30 km/h
Paris triplica taxa de estacionamento de SUVs para reduzir poluição
Apoie o Mobilize Brasil!