Em maio passado a cidade de Londres ultrapassou a marca de dois mil ônibus elétricos em serviço ativo. Agora a Transport for London (TfL), operadora do transporte na capital britânica, conta com 22% de sua frota descarbonizada, apontando a meta de chegar a 100% de seus 9 mil ônibus até 2030.
Este número reflete um crescimento significativo em relação a 2016, quando apenas 30 veículos com emissão zero operavam na rede de ônibus de Londres. Agora a cidade conta com 107 linhas de ônibus totalmente eletrificadas, informou TfL.
A transição em andamento faz parte de uma iniciativa mais ampla para lidar com a poluição do ar e a emergência climática em Londres. A TfL estima que a mudança para uma frota totalmente com emissão zero reduzirá as emissões de carbono em aproximadamente cinco milhões de toneladas nas próximas duas décadas.
A estratégia de emissão zero da TfL também tem implicações para o setor manufatureiro do Reino Unido. A aquisição de ônibus elétricos a bateria e movidos a hidrogênio gerou aproximadamente três mil empregos em todo o país. Um contrato recente concedido à montadora Wrightbus inclui um pedido de 75 veículos adicionais, reforçando a capacidade de produção e o emprego em 47 condados do Reino Unido e da Irlanda, afirmou a TfL em nota à imprensa.
Células de hidrogênio
Além da frota principal de veículos elétricos a bateria, Londres também opera 20 ônibus movidos a células de combustível de hidrogênio e continua testando tecnologias inovadoras de carregamento, como sistemas de pantógrafo, que permitem carregamento de alta velocidade (6 minutos) nos terminais, sem necessidade de retorno às garagens.
Conforme a nota divulgada, a TfL também está trabalhando para melhorar os serviços, com novas e faixas exclusivas de ônibus, terminais de integração e aperfeiçoamento dos sistemas de informação aos passageiros visando a atrair passageiros e aumentar a eficiência operacional.
Visão Zero
Além de serem zero emissão, os novos ônibus são dotados de recursos de segurança, de forma a evitar acidentes:
lTecnologia de limitação de velocidade;
lAvisos sonoros para alertar pedestres e outros usuários da via;
lSistemas de monitoramento com câmeras em lugar dos espelhos tradicionais.
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