Sabe aquelas bicicletas esquecidas na garagem de seu prédio?

O Instituto AroMeiaZero pode dar nova vida a elas. Participe da campanha Bike Parada Não Rola e ponha suas magrelas empoeiradas para rodar

Notícias
 

Fonte: AroMeiaZero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de agosto de 2025

Bicicletas recicladas: usos sociais, para crianças

Bicicletas recicladas: usos sociais, para crianças e adultos

créditos: Reprodução AroMeiaZero

Bikes abandonadas, empoeiradas, com os pneus vazios, esquecidas em garagens e bicicletários de condomínios podem parecer sem utilidade, mas têm um enorme potencial de transformação social. Nas mãos certas, elas ganham uma nova vida e se tornam agentes de impacto social, ambiental e econômico. Desde 2011, o Instituto Aromeiazero faz exatamente isso com a campanha "Bike Parada Não Rola", que promove a reutilização consciente de bicicletas, unindo solidariedade, sustentabilidade e economia circular.


A iniciativa promove a retirada gratuita de bicicletas abandonadas para serem utilizadas em projetos sociais voltados à capacitação profissional, geração de renda e desenvolvimento infantil. Todo o processo logístico, incluindo o frete, é custeado pelo Instituto Aromeiazero, que também fornece materiais de apoio para que síndicos e administradores sensibilizem os moradores e identifiquem as bicicletas abandonadas. Após a coleta, cada bicicleta passa por uma triagem que define seu destino de acordo com o estado de conservação e o perfil de uso.


As bicicletas adultas são encaminhadas ao Viver de Bike, um projeto baseado em um curso de empreendedorismo e mecânica de bicicletas, com aulas práticas e ações comunitárias. Parte das bicicletas arrecadadas nesta fase da campanha será utilizada já na próxima edição do curso, que começa em outubro de 2025, na Unidiversidade da Quebrada, localizada na Zona Leste de São Paulo. A edição como um todo conta com o patrocínio do Itaú Unibanco e seguirá no início de 2026, com atividades no Galpão ZL em parceria com outros atores locais.


Já as bicicletas infantis seguem para o Rodinha Zero
, que oferece aulas práticas para crianças aprenderem a pedalar com segurança, sem rodinhas de apoio, promovendo autonomia, saúde e inclusão desde a infância.


Bicicletas ou peças que não podem ser reaproveitadas são destinadas à reciclagem adequada, evitando o descarte irregular e garantindo a correta gestão de resíduos. Com isso, o Instituto Aromeiazero estende o ciclo de vida dos materiais, evita desperdícios e transforma resíduos em recursos que geram valor social e ambiental.


Como participar
O processo é simples, mas ainda restrito à Região Metropolitana de São Paulo: basta que o condomínio se cadastre no site do Instituto Aromeiazero. A partir daí, a equipe entrará em contato para fazer o levantamento das bicicletas disponíveis e agendar a melhor data para a retirada, que é totalmente gratuita. Além disso, o Instituto disponibiliza materiais de comunicação para facilitar o engajamento dos moradores e a identificação das bicicletas abandonadas.


Quem tiver poucas bikes também pode fazer a doação diretamente no ponto físico da campanha: o CDC Arena Radical, localizado na Praça Augusto Rademaker Grunewald, nº 37, Vila Olímpia, de segunda a sexta, a partir das 14 horas.


Para participar e saber mais acesse
 https://aromeiazero.org.br/bikeparadanaorola


Leia também:
Bike SP: projeto da USP e FGV vai pagar para quem pedala
Ciclovias bem cuidadas podem reduzir a violência urbana
Em São Paulo, a bicicleta vai à escola
E a bicicleta, vai ficar fora da COP em Belém?


Apoie o Mobilize Brasil 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário