O Grupo de Pesquisa BikeTour da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acaba de lançar o e-book Cicloturismo: Experiências e Perspectivas, trabalho colaborativo com organização dos pesquisadores Marcos Abilio Bosquetti, Mariana Fernandes Mendes e Andréa Leandra Porto Sales.
São 11 capítulos em 420 páginas que apresentam experiências de cicloturismo em várias regiões, mostrando possibilidades e ganhos que o estímulo a essa forma de viajar pode trazer para a renovação das cidades e da relação das pessoas com o ir e vir cotidiano.
A obra é "fruto de um esforço coletivo, que reúne pesquisadores, ativistas e viajantes que se dedicam ao desenvolvimento da bicicleta como uma ferramenta de transformação territorial, política e social", informa o texto de apresentação.
Neste livro, a bicicleta aparece como "uma ferramenta para o planejamento urbano, uma estratégia de justiça ambiental e um gesto de resistência cultural contra a lógica acelerada das cidades". O objetivo, segue a apresentação, "é abrir caminhos e pedalar por experiências e reflexões que reinventam o turismo e a mobilidade sob novos ritmos e sentidos. Do litoral às montanhas, do asfalto às palafitas".
A boa nova veio do professor e cicloativista André Soares, autor de um dos capítulos, e que também é coordenador do Observatório da Bicicleta, órgão de comunicação da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).
Como obter o livro
A publicação tem distribuição gratuita pelo site da UFSC

Leia também:
Grupo pesquisa o cicloturismo para difundir modalidade no Brasil
Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo no Brasil
Expansão de ciclovias impulsiona o turismo de bicicleta em São Paulo
Bicicleta, mais do que um modo de transporte
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
